Saúde
Com o Corujão da Saúde, atendimentos na USF Durval Cortez crescem quase 25%
Horário estendido possibilitou aumento na oferta de assistência aos usuários da unidade
Com o reforço do Corujão da Saúde, a Unidade de Saúde da Família (USF) Durval Cortez, localizada no Prado, em Maceió, ampliou o número de atendimentos em 24,66%, contabilizando 20.030 assistências em um ano. Deste total, 4.940 atendimentos foram no programa, no período de setembro de 2021 a agosto de 2022.
Em comparação ao período de setembro de 2020 a agosto de 2021, por exemplo, quando ainda não havia implementado o Corujão da Saúde, a USF Durval Cortez registrava 10.935 atendimentos apenas em seu horário normal de funcionamento, de 7h às 17h.
“Desde a chegada do Corujão observamos que o número de atendimento cresceu muito. O trabalhador que antes não conseguia ir ao médico, pois durante o dia não podia por conta do trabalho, hoje já consegue ir. Mas, sabemos que o programa tem ajudado a todos de uma forma geral, não só o trabalhador, mas também a dona de casa que, muitas vezes, por conta da correria do dia a dia com filhos e as obrigações do lar, também acabavam não indo ao médico com a frequência necessária”, destaca a diretora da USF Durval Cortez, Patrícia Vieira.
Valdice Muniz é usuária da unidade e se sente grata pela oportunidade de usufruir do atendimento médico no horário estendido. Sem poder ir ao posto de saúde durante o dia em razão do trabalho, hoje, ela pode comparecer à unidade para realizar um serviço de saúde.
“O Corujão da Saúde é muito importante para nós que somos usuários do SUS. Ele tem beneficiado muitas pessoas, principalmente aquelas que trabalham durante o dia e não têm tempo de ir ao médico. Quando eu saio do trabalho, por exemplo, vou direto para unidade receber atendimento. O Corujão é algo maravilhoso, os profissionais são excelentes e eu só tenho que agradecer à diretora da unidade pelo acolhimento e à Prefeitura, por essa iniciativa”, comenta.
Diversas iniciativas da Prefeitura de Maceió têm melhorado a vida do maceioense e facilitado o acesso aos serviços de saúde de quem mais precisa. Pessoas que, até então, encontravam dificuldade em ir ao posto de saúde devido à rotina de trabalho, hoje têm a possibilidade de realizar uma consulta ou exame no período noturno. Isso graças ao Corujão da Saúde, uma das iniciativas de sucesso do prefeito JHC que tem feito a diferença na saúde pública da capital.
Com o objetivo de ampliar a oferta de atendimentos médicos e serviços do município, o Corujão é um programa que está presente em 21 unidades de saúde de Maceió e já registra um total de 124.660 atendimentos. A iniciativa facilita o acesso de pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar da saúde. Além do horário normal de funcionamento, as unidades passaram a ter horário estendido das 17h às 21h, beneficiando usuários com serviços de saúde também no período noturno.
Serviços de saúde
Entre os serviços oferecidos à população nas unidades com Corujão da Saúde estão os atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação, entre outros programas estratégicos da Atenção Primária.
Para receber o atendimento e realizar a marcação, basta comparecer até a unidade durante o horário estendido, apresentando a documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha