Saúde

Arapiraca registra três casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave confirmados para Influenza

Os pacientes internados foram uma criança e dois homens

Por Davi Salsa 25/04/2023 11h21 - Atualizado em 25/04/2023 18h16
Arapiraca registra três casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave confirmados para Influenza
Cidade registrou três casos de janeiro até 23 de abril deste ano - Foto: Davi Salsa

A Secretaria de Saúde de Arapiraca continua orientando a população para o início da época do ano em que ocorre aumento nos casos de doenças respiratórias, principalmente gripe, no período que vai de abril a setembro.

Por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), foram confirmados de janeiro até 23 de abril deste ano, três casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave Hospitalizado confirmados para o vírus Influenza de pessoas residentes em Arapiraca.

Dos três casos confirmados, todos são do sexo masculino, sendo uma criança com 10 anos, um homem com 41 anos de idade e outro com 81 anos de idade. Os dois últimos  pacientes ainda permanecem hospitalizados.

O coordenador do CIEVS, enfermeiro, sanitarista e epidemiologista Evandro Melo, reforça a necessidade de adotar as medidas de precaução respiratória e, segundo ele, o mais importante sobre a atualização do cartão vacinal com a vacina Influenza para os grupos prioritários o mais precoce possível.

Ele adianta que, em 2022, não houve registro de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave Hospitalizado (SRAG Hospitalizado) de pessoas residentes para a gripe Influenza. “Nosso registro de dados não tem casos de SRAG de residentes confirmados para Influenza, até por conta da maior testagem e a preocupação ter sido ainda para os casos de Covid-19”, frisa.

“A vacinação é a principal estratégia de prevenção, aliada às outras medidas gerais eficazes, na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias”, explica.

Os imunizantes contra a gripe estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30 até o dia 31 de maio.

A vacina contra a Influenza é a trivalente e destinada aos grupos prioritários, ou seja, para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, crianças com a faixa etária entre 6 meses e 6 anos de idade, entre outros. A campanha acontece anualmente, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Sobre a influenza


Segundo o Ministério da Saúde, existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A
responsável pelas grandes pandemias.

Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e na cabeça. Alguns casos podem evoluir com complicações como pneumonia bacteriana e piora das doenças crônicas.