Saúde

Sesau retifica informação e diz que Alagoas não registrou mortes por picadas de escorpião em 2023

Tribuna Independente e o Tribuna Hoje haviam publicado matéria com base em dados oficiais que falavam em três mortes no estado; nenhum óbito foi registrado e correção da informação já foi solicitada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação

Por Tribuna Hoje com Ascom Sesau/AL 21/04/2023 00h48 - Atualizado em 21/04/2023 09h25
Sesau retifica informação e diz que Alagoas não registrou mortes por picadas de escorpião em 2023
Alagoas segue sem registro de morte por picada de escorpião este ano - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou na noite desta quinta-feira (20) que os dados deste ano relacionados a óbitos por picada de escorpião em Alagoas foram inseridos erroneamente pelos municípios no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS). Nesta quinta, após uma análise realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, foi esclarecido que não houve mortes causadas por picadas de escorpião neste ano de 2023. O jornal Tribuna Independente e o portal Tribuna Hoje haviam publicado a informação de forma equivocada de que teriam ocorrido três mortes em 2023 em Alagoas, com base nos dados oficiais divulgados em consulta à Sesau na quarta-feira (19).

A secretaria informa que o que aconteceu, na verdade, segundo os técnicos municipais, foi um erro de digitação no momento de notificar os casos. De acordo com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), no momento de encerrar a investigação dos casos relacionados a picadas de escorpião, foi informado que três pacientes evoluíram para óbito, mas, pelo contrário, eles se recuperaram das lesões causadas pela picada do animal peçonhento.

A Sevisa já solicitou a correção dos dados aos municípios em que os erros aconteceram. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta as pessoas que foram picadas por escorpião a procurarem orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente.

Para evitar a aparição de escorpiões em sua residência evite entulhos, acúmulo de obras e faça o recolhimento periódico do lixo. Além disso, examine roupas e calçados antes de se vestir; mantenha berços e camas afastados da parede e tome cuidado ao se encostar em paredes.

Os dados

A matéria do jornal Tribuna Independente informou também que foram registrados 2.223 casos de acidentes envolvendo picadas do animal em Alagoas de janeiro a abril deste ano. 

Já no mesmo período do ano passado, não foi registrado nenhum óbito e 3.876 casos de acidentes envolvendo picadas de escorpião. E, durante todo o ano de 2022, foram registrados 10.858 casos de acidentes.