Saúde
Alagoas recebe 1º Centro em Transtorno do Espectro Autista
A inauguração da unidade em Alagoas está prevista para o mês de maio deste ano
Com o objetivo de proporcionar conhecimento e facilitar a vida do autista, Alagoas recebe o primeiro Centro Especializado em Transtorno da Espectro Autista (Cetea). Uma clínica com estrutura de primeiro mundo, com tratamento terapêutico apropriado, com horários especiais, onde o paciente terá acesso a psicólogo, fonoaudiólogo e terapia ocupacional, psicomotricista, além de ter acompanhamento destes profissionais tanto na escola como em sua casa, interagindo com os pais, para que eles possam acompanhar a evolução da criança e poder tirar dúvidas.
Proporcionar conhecimento que ajude na dinâmica, identificar alguns sinais e ter capacidade de lidar com algumas circunstâncias comuns como dificuldade de capacidade de comunicação e interação social, falta de interesse em brincar com outras crianças e padrões repetitivos de comportamento. De acordo com o diretor e neuropediatra do Cetea, Dr. Rodrigo Araújo, a clínica trará subsídios para os pais, poderem cuidar de forma adequada de seu filho autista, lhe dando suporte para se desenvolver.
“Hoje, é possível apresentarmos um diagnóstico numa criança com TEA em torno de dezoito meses, por exemplo, e esse diagnóstico precoce é fruto da grande divulgação dessa condição e um trabalho sério e especializado. Porém, é necessário buscar os atendimentos adequados para que haja uma evolução no processo de desenvolvimento para o futuro”, destacou o diretor.
O Cetea oferece um serviço de Atendimento Especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade; desenvolvendo estudos que possam qualificar e normatizar o processo de inclusão escolar dos educandos dessas áreas, subsidiando tecnicamente os serviços voltados a terapias. A inauguração da unidade em Alagoas está prevista para o mês de maio deste ano.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha