Saúde

Coleta de sangue é realizada em colégio de Maceió como parte de gincana

Por Assessoria 30/03/2023 15h35
Coleta de sangue é realizada em colégio de Maceió como parte de gincana
Hemoal irá arrecadar bolsas de sangue nesta sexta-feira (31), a partir das 8h30 - Foto: Assessoria

Uma equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará fazendo uma coleta externa de sangue no Colégio Santíssimo Senhor, que fica localizado no Conjunto José Tenório, no bairro da Serraria, nessa sexta-feira (31). A iniciativa faz parte da Gincana da Fraternidade realizada com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

A parceria com o Hemoal já é antiga e de acordo com a diretora médica do órgão, Verônica Guedes tem sido fundamental para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro alagoano e, desse modo, atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos.

“O engajamento das empresas, igrejas, universidades e escolas é essencial no processo de captação de doadores de sangue. No âmbito educacional várias escolas são nossas parceiras, mas o Colégio Santíssimo Senhor tem uma tradição sólida como instituição socialmente responsável e que estimula o voluntariado e a solidariedade entre seus colaboradores e alunos. O seu exemplo deve servir para outras escolas e, aquelas que tenham interesse em firmar parcerias conosco, podem nos acionar pelo telefone 3315-2109, de segunda a sexta e em horário comercial", destacou a gestora do Hemoal.

Segundo dados fornecidos pelo Hemoal, nesta quinta-feira (30) o Hemocentro dispõe de 155 bolsas de sangue. Como a unidade necessita dispor de no mínimo 300 bolsas, isso representa 51,6% do estoque necessário.

A Gincana da Fraternidade tem como objetivo arrecadar diversos tipos de doações. Além das bolsas de sangue para o Hemoal, os alunos arrecadam tampinhas de garrafa pet, lacres de latinhas, itens de higiene pessoal, material de limpeza e alimentos, que são doados para o a ONG Amor 21, o projeto Eu Ajudo na Lata e instituições de caridade e famílias carentes, respectivamente.

Este ano, a expectativa está grande, pois o objetivo é superar os números do ano passado quando foram coletadas 72 bolsas de sangue e arrecadadas pouco mais de 3 toneladas de mantimentos.