Saúde

Vigilância Sanitária interdita farmácias na parte alta da cidade

Estabelecimentos terão 90 dias para se adequarem às normas sanitárias e retomar seu funcionamento

Por Ascom SMS 23/03/2023 15h14 - Atualizado em 23/03/2023 19h13
Vigilância Sanitária interdita farmácias na parte alta da cidade
Durante a ação, as equipes encontraram diversas irregularidades como ausência de alvará sanitário - Foto: Foto: Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta quinta-feira (23), duas farmácias nos bairros do Clima Bom e Serraria. A operação de fiscalização ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL). Os dois estabelecimentos estavam funcionando sem cumprir as normas sanitárias.

Durante a ação, as equipes encontraram diversas irregularidades como ausência de alvará sanitário, responsável técnico e de Autorização de Funcionamento (AFE) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, as farmácias estavam funcionando com fracionamento de medicamentos de uso controlado e realização de procedimentos farmacêuticos indevidos.

“Ao chegarmos nessas farmácias, encontramos uma série de irregularidades como a ausência de documentações importantes. Por isso, não poderíamos permitir que esses estabelecimentos continuassem funcionando. Interditamos para que se adequem às normas sanitárias e, após esse cumprimento, retornem ao funcionamento normal”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os estabelecimentos têm o prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição. As farmácias foram autuadas e responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil.

Como denunciar


Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.