Saúde
Campanha reforça ações das unidades de saúde contra o câncer de colo do útero
Atividades visam mobilizar usuárias para os cuidados preventivos contra a doença
Com a missão de desenvolver, na prática diária, a promoção e prevenção das ações de saúde junto à população, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vêm destacando, durante todo este mês, os cuidados com a mulher maceioense, nas ações do Março Lilás, campanha da Prefeitura de Maceió que celebra o Mês da Mulher com ações educativas e de prevenção ao câncer de colo do útero.
Para comemorar o Mês da Mulher, a URS Pitanguinha, localizada no início da parte alta da cidade, mobilizou as usuárias durante a sexta-feira (10) com uma programação diversificada. Em palestras, profissionais da área médica, serviço social, psicologia e enfermagem abordaram temas relacionados à doença, como a importância dos exames preventivos e sinais da enfermidade, além dos direitos sociais e aspectos emocionais dos pacientes com câncer.
De acordo com a gerente administrativa da unidade de saúde, Graziela Arruda, além das orientações relacionadas aos cuidados preventivos contra este tipo de câncer – infelizmente ainda tão comum entre as mulheres – foram disponibilizados a coleta de citologia e o agendamento de consultas com ginecologista, ampliando ainda mais a assistência nessa área durante a campanha.
USF José Bernardes Neto
Localizada na região do ABC, em Fernão Velho, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bernardes Neto movimentou a manhã desta quinta-feira (09) nas ações do Março Lilás, campanha da Prefeitura de Maceió que celebra o mês da mulher com ações educativas e de prevenção ao câncer do colo do útero.
A programação elaborada pelos profissionais da unidade e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contou com palestra orientativa acerca do tema central da campanha, ginástica laboral, lanche nutritivo com frutas e um bazar, com vários itens do vestuário.
CAPS Sadi de Carvalho
No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dr. Sadi de Carvalho, localizado na Chã da Jaqueira, a celebração do Dia Internacional da Mulher reuniu profissionais de saúde e usuários num dia simbólico e representativo, com o objetivo de estimular a discussão e reflexão do papel da mulher na sociedade, tratando especialmente sobre o cenário atual e o que ainda precisa avançar para garantir o bem-estar e os direitos femininos na sociedade.
A ação, realizada no Dia da Mulher, coincidiu também com a retomada das assembleias do Caps Sadi, iniciativa na qual os usuários têm a oportunidade de participar das decisões e opinar sobre seu tratamento, fomentando relações de horizontalidade e co-gestão.
“Procuramos acolher, respeitando e valorizando cada opinião, as sugestões do grupo – sobre as atividades do serviço, questões burocráticas e possíveis conflitos – que visem auxiliar as decisões coletivas. Dessa forma, reforçamos o resgate da autonomia e uma maior inserção dos usuários, fortalecendo o controle social e a participação social na unidade”, ressaltou a gerente do CAPS Sadi, Carla Rocha.
As ações do Março Lilás - atividades educativas e disponibilização de serviços - seguirão em todas as unidades de saúde do Município até o final deste mês.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha