Saúde

Especialista explica como se preparar para exames de sangue

Por Assessoria 12/01/2023 10h18 - Atualizado em 12/01/2023 10h21
Especialista explica como se preparar para exames de sangue
Exame de sangue - Foto: Imagem ilustrativa

No processo de cuidados com a saúde, a realização de exames é muito comum, principalmente os de sangue. Os médicos precisam desses resultados para analisar se está tudo bem ou se algo demanda uma atenção especial. Quando um exame é prescrito, sempre surgem dúvidas de como se preparar. Por isso, o professor do curso de Biomedicina do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Gustavo Reis, esclarece alguns pontos sobre essa preparação.

De acordo com o profissional, a recomendação do jejum é feita quando existe a necessidade de investigar alguns parâmetros que podem ter interferência da alimentação. "Porém, não são todos os exames que exigem a realização do jejum. Além disso, o tempo sem se alimentar varia de acordo com o tipo de análise que será feita. É preciso considerar, também, que não se trata apenas de não comer, afinal, diversas alterações orgânicas podem ser identificadas por meio de exames laboratoriais", explica o docente.

Existem várias avaliações que podem ser realizadas por meio de uma simples coleta de sangue. Pode-se saber, por exemplo, se o paciente está com o nível de glicose muito alto ou baixo, assim como o colesterol, triglicerídeos, plaquetas e, até mesmo, as concentrações de nutrientes. Ele esclarece que fazer corretamente o jejum é necessário para que os resultados obtidos sejam fiéis ao estado clínico do paciente, mas que é importante também sempre evitar bebidas alcoólicas, uso de tabaco e, dependendo do tipo de exame, a prática esportiva e outros hábitos que são informados pelos médicos e laboratórios.

"O padrão é que seja realizada uma média de 8 a 12 horas em jejum, contudo, reforço que isso sempre depende do exame solicitado", salienta Gustavo Reis, esclarecendo uma dúvida comum sobre o interrompimento da ingestão de água durante o período que antecede a coleta de sangue. "Quem estiver fazendo jejum para exame de sangue pode beber água pura. Isso porque a água não vai interferir nos resultados dos exames", diz o professor do UNINASSAU Maceió.

Capacita 2023

Esse assunto será abordado em um dos cursos gratuitos do Projeto Capacita, organizado pelo UNINASSAU Maceió, que vai acontecer entre os dias 17 e 20 de janeiro, na Instituição. Ao todo, são 1680 vagas em 27 cursos gratuitos, que abordam as áreas de Tecnologia, Direito, Finanças, Saúde, Engenharia e Gastronomia. O curso "Você sabe se preparar para fazer um exame de sangue?", ministrado pelo professor Gustavo Reis, acontecerá no dia 18/01, às 19h. A lista completa de cursos está disponível para consulta no site gokursos.com, onde também é possível realizar a inscrição.