Saúde

Covid-19: procura por testes rápidos cresce em Alagoas

Por Ascom CRF/AL 13/12/2022 15h32 - Atualizado em 13/12/2022 15h38
Covid-19: procura por testes rápidos cresce em Alagoas
Os resultados positivos têm se confirmado entre 40 e 50% dos clientes que chegam as farmácias - Foto: Acervo Pessoal

Os casos de Covid-19 tem aumentado e a procura pelos testes rápidos em Alagoas têm crescido desde novembro e os resultados positivos têm se confirmado entre 40 e 50% dos clientes que chegam as farmácias.

Segundo a farmacêutica Ana Patrícia, membro do Grupo de Trabalho de farmácia comunitária do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, grande parte das pessoas que tem buscado a testagem apresentam sintomas leves, como tosse, coriza, garganta e febre leve. “A grande maioria está com esquema vacinal completo, mas ainda existem aqueles que tem apenas duas doses da vacina e dizem que não querem mais se vacinar”, pontuou.

Ana Patrícia revela que é neste momento que o farmacêutico faz o seu trabalho de educação em saúde. “Nós orientamos esse cliente sobre a importância do reforço vacinal, porque é a vacina que tem impedido que os casos se agravem”, afirmou.

A orientação da farmacêutica é que este paciente que testou positivo faça o isolamento social, continue com o uso de máscara e utilize álcool em gel. “Nos casos de prescrição de medicamentos, é fundamental que esse paciente faça o tratamento conforme a orientação médica”, disse.

Autoteste


Algumas redes de farmácia relataram que não tem mais autoteste em suas lojas e outras, a venda deste tipo de produto teve um crescimento significativo.