Saúde

'Compulsão por determinado alimento é sintoma de intolerância'

Terapeuta fala sobre a importância da dieta ortomolecular no processo de emagrecimento

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 25/10/2022 06h44 - Atualizado em 25/10/2022 14h37
'Compulsão por determinado alimento é sintoma de intolerância'
Segundo Val Rodrigues, paciente é intolerante ao alimento que mais gosta - Foto: Edilson Omena

Já faz parte da agenda de homens e, sobretudo, de mulheres, a busca pela qualidade de vida, que vem com os benefícios estéticos e de saúde através do emagrecimento. Ultimamente entrou no vocabulário das pessoas interessadas no assunto, as palavras “tratamento ortomolecular para emagrecimento”, que é baseado na dificuldade do organismo em queimar as reservas de gordura devido ao bloqueio oxidativo de enzimas.

Ao TH Entrevista, a terapeuta Val Rodrigues, que atende em duas clínicas na parte alta da cidade, afirma que o objetivo deste tipo de tratamento é aquele de ajudar um número cada vez maior de pessoas. Val Rodrigues, terapeuta com doutorado em naturopatia, que é uma forma de assistência médica que combina tratamentos tradicionais com a ciência moderna, através de abordagens que inclui diversas técnicas e terapias não invasivas, como massagens, acupuntura, exercícios e aconselhamento nutricional, se tornou uma das especialistas mais das experientes do mercado.

Na entrevista, ela afirma categoricamente que “a compulsão por determinado alimento é sintoma de intolerância alimentar, ou seja, o paciente é organicamente intolerante ao alimento que mais gosta de consumir, o que leva ao aumento de peso quando ele o ingere. Então este é o princípio da dieta do tipo sanguíneo para emagrecer, ou seja, a dieta ortomolecular. No tratamento ortomolecular para emagrecimento, se consegue a explicação do porquê algumas pessoas consomem tantas calorias e não engordam e outras vivem de dieta e lutando com a balança”.

Segundo ela, “uma das explicações para isso é o fato do organismo conter vitaminas e minerais em quantidade inadequada e, quando explicamos o tipo de tratamento para as pessoas que mais precisam, é como se estivéssemos inspirando essas mesmas pessoas a mudar histórias de vida por meio desses métodos. Nosso foco está em ajudar quem, por diversos motivos, luta contra a balança com tentativas frustradas de emagrecimento”, finaliza a terapeuta.