Saúde

Alagoas prorroga Campanha de Vacinação contra a Pólio

Ação acontece até o dia 31 deste mês, com a meta de imunizar, no mínimo, 95% das crianças no Estado

Por Assessoria 04/10/2022 11h35
Alagoas prorroga Campanha de Vacinação contra a Pólio
Prorrogada vacinação - Foto: SMS

Foi prorrogada até o dia 31 deste mês, a campanha de vacinação contra a poliomielite em crianças entre de 1 ano de idade a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até segunda-feira (3), das 199.003 crianças que integram o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), 154.636 foram vacinadas, o que corresponde a 77,71% do total. Como a meta mínima estipulada é de 95%, ainda faltam ser vacinadas 17,29% das crianças

Conforme o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a vacinação é importante para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil. “A poliomielite é uma doença grave, que pode levar ao óbito ou deixar graves sequelas, como paralisia dos membros inferiores”, salientou o gestor.

Para que as crianças na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde sejam vacinadas, os pais devem comparecer aos postos de saúde dos municípios onde residem, munidos da Caderneta de Vacinação. As crianças não podem estar com febre, diarreia ou vomitando.

Histórico da Doença


A poliomielite é endêmica no Paquistão e Afeganistão, com quatro e 11 casos respectivamente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a erradicação da doença teve início em 1988, com a inexistência de casos do poliovírus selvagem tipo 2 desde 1999 e do tipo 3 em 2012.

O último caso detectado no país ocorreu em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Com isso, desde 1990, portanto, há 32 anos, não são registrados casos da poliomielite em território brasileiro. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação da poliomielite, assim como os demais países das Américas.