Saúde

Suposta situação de negligência contra moradora de rua é registra no ambulatório Denilma Bulhões

Paciente estaria deitada no chão após e sangrando após ter sido vítima de golpes de arma branca; Sesau nega que fato tenha ocorrido

Por Tribuna Hoje 27/09/2022 09h57
Suposta situação de negligência contra moradora de rua é registra no ambulatório Denilma Bulhões
Caso teria ocorrido no domingo (25) - Foto: Divulgação

Uma suposta situação de negligência foi registrada no ambulatório 24h Denilma Bulhões, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O fato teria ocorrido quando uma moradora de rua buscava atendimento médico na unidade.

De acordo com informações, a moradora de rua chegou à unidade com ajuda de populares após ter sido esfaqueada.

Imagens feitas por pessoas que estavam no local mostra que a moradora de rua estava jogada no chão do ambulatório e sangrando. E pessoas presentes solicitavam ajuda para ela. Ainda nos vídeos postados os trabalhadores aparentemente ignoravam a situação da paciente. O fato acabou gerando uma revolta na entrada da unidade.

A situação de suposta negligência ocorreu no último domingo (25). Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável pela administração da unidade, negou que houve negligência e disse que a moradora de rua foi acolhida e medicada na unidade e, em seguida, encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes.

Leia a nota na íntegra


A Direção do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, esclarece que na tarde do último domingo (25), populares chegaram à unidade trazendo uma mulher em situação de rua, que apresentava ferimento por arma branca (faca), em decorrência de uma briga.

Ressalta que a paciente foi acolhida, estabilizada, medicada e, sob a supervisão de um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, onde o ferimento foi suturado e, posteriormente, conforme o Serviço Social, ela decidiu deixar o local, após ser acionada uma empresa de aplicativo de transporte.

A Direção do Ambulatório Denilma Bulhões salienta que em nenhum momento houve negligência ou omissão de socorro por parte dos servidores do Ambulatório Denilma Bulhões e destaca que o vídeo gravado por um popular mostra, apenas, o momento da chegada da paciente, que na sequência foi atendida, medicada e estabilizada.

Reforça, entretanto, que, no sentido de resguardar a integridade dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, bem como, disciplinar o acesso aos consultórios e sala de urgência, onde são realizados os procedimentos médico e de enfermagem, o portão da unidade é monitorado por uma equipe de vigilância patrimonial.