Saúde

TDAH: Saiba mais sobre a doença que afeta 2 milhões de adultos no Brasil

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é bastante comum no país e causa dificuldade de aprendizado e de foco

Por Assessoria 02/07/2022 17h25
TDAH: Saiba mais sobre a doença que afeta 2 milhões de adultos no Brasil
A doença tem sido cada vez mais discutida no Brasil devido à sua grande incidência no país, segundo informações da OMS - Foto: Reprodução

O TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - é uma doença que causa desvio de foco, agitação e impulsividade, apesar de ser mais comum em crianças e adolescentes, a condição também afeta adultos.

A doença tem sido cada vez mais discutida no Brasil devido à sua grande incidência no país, segundo informações da OMS - Organização Mundial da Saúde - no ano de 2019, cerca de 2 milhões de adultos eram acometidos pela condição.

De acordo com o PhD neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, autor do artigo “Interface do cérebro e máquina: Atividade neuronal no transtorno déficit de atenção e hiperatividade” os pacientes que possuem TDAH não sofrem déficits intelectuais.

“Algumas das características presentes neste tipo de transtorno são a dificuldade em fazer as coisas tanto em casa quanto no ambiente escolar, problemas de convivência tanto com adultos como com crianças. De maneira geral, o paciente não tem déficit intelectuais marcantes. Distúrbios de pensamento ou distúrbios emocionais que serviriam como explicações para tais características.”.

“Ocorre em cerca de 5% das crianças e muitas vezes co-ocorre em outras condições, incluindo transtornos de humor, ansiedade, conduta, aprendizagem e transtornos por uso de substâncias”

Ainda segundo o Dr. Fabiano, os avanços tecnológicos permitiram a facilitação do diagnóstico de TDAH e tornando os tratamentos mais efetivos.

Dr. Fabiano de Abreu (Foto: Acervo Pessoal)



“O crescente interesse e disponibilidade de pesquisas neurocientíficas acerca do TDAH as quais apresentem evidências De neuroimagem, neuropsicologia, neurobiologia e computação psiquiátrica permitiram em breve a melhor compreensão e quantificação das vias neuronais comprovadamente relacionadas a estes quadros clínicos. Permitindo a proposição de tratamentos mais eficazes e seguros.”

Dr. Fabiano de Abreu participará do evento “Encontro com TDAH: diagnóstico e intervenção multiprofissional em interface com a educação e saúde”, que ocorrerá no dia 12 de julho às 11h e contará com 40 palestrantes, 4 deles, internacionais. O evento será gratuito, com certificação e transmissão pelo YouTube.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.