Saúde

Curso sobre avaliação formal e informal no Transtorno do Espectro Autista destaca diagnóstico precoce

Evento ocorre nos dias 13 e 14 em Maceió

Por Assessoria 28/04/2022 12h12
Curso sobre avaliação formal e informal no Transtorno do Espectro Autista destaca diagnóstico precoce
Fabiana Lisboa, psicóloga - Foto: Divulgação

Nos dias 13 e 14 de Maio, profissionais da área da saúde poderão participar do curso presencial sobre a Avaliação Formal e Informal no Transtorno do Espectro Autista e a Atualização dos critérios diagnósticos internacionais sobre os TEAs.

Os temas serão desenvolvidos pela Psicóloga Clínica Infanto-juvenil, Fabiana Lisboa, que vem com a proposta de auxiliar profissionais a se qualificar para realizar um diagnóstico precoce e preciso em crianças e jovens com suspeita de transtorno do espectro autista.

“E ainda estaremos favorecendo um melhor entendimento sobre a complexidade envolvida no espectro, objetivando para uma melhor tomada de decisão em relação ao planejamento educacional individual, olhando para o perfil do paciente e sabendo reconhecer quais as prioridades a serem trabalhadas. Favorecendo não só um diagnóstico mas uma perspectiva para um melhor prognóstico futuro”, explicou Fabiana Lisboa.

Conforme dados de uma perspectiva nacional, no Brasil existem cerca de 4,84 milhões de pessoas autistas, sendo de 1 a cada 44 crianças nascida com o espectro autista. “É um número alto, porém temos poucos profissionais capacitados não só para fechar um diagnóstico como para reabilitação dessa população, assim formações como essas são primordiais para a atuação de um profissional que quer fazer diferença na vida das pessoas”, completou a especialista.

No conteúdo previsto para o curso, estão incluídos também: Atualização do cid. 1; Sinais precoce de manifestação do Transtorno; Escalas de triagem e uso de testes padronizados para diagnóstico e perfil de funcionalidade (m- chat, escala de traços autísticos, cars, PROTEA-R, escala SRS2.); e Construção de laudo e planejamento clínico e educacional.

Experiência com o curso


Participante da primeira turma do curso, a fonoaudióloga Isatis Rachel Cavalcante destacou que a didática aplicada na execução das informações programadas no conteúdo.

“A didática envolvente, propriedade do conhecimento, material impresso com todos os slides e demais materiais do curso, dentro de um fichário lindo que reutilizo até hoje. Na prática clínica, pude agregar conhecimento na realização de protocolos específicos e mesmo não aplicando, consigo realizar uma interpretação dos resultados realizados pela neuropsicologia, que auxilia na peculiaridade do planejamento de cada caso, além de atualizações de diagnóstico e protocolos padrão ouro”, detalhou Isatis.

Faça sua inscrição online


Os profissionais interessados no tema poderão realizar suas inscrições de forma online, através do link: https://doity.com.br/curso-de-avaliao-formal-e-informal-no-tea--3turma

Serviço:


Curso: Avaliação Formal e Informal no Transtorno do Espectro Autista e a Atualização dos critérios diagnósticos internacionais sobre os TEAs.

Quando: 13 e 14 de Maio

Onde: Maceió Mar Hotel