Saúde

Diagnóstico precoce de transtorno de neurodesenvolvimento pode aumentar qualidade de vida de pacientes

Por Assessoria 25/04/2022 09h38
Diagnóstico precoce de transtorno de neurodesenvolvimento pode aumentar qualidade de vida de pacientes
Transtorno de neurodesenvolvimento - Foto: Imagem ilustrativa

Um estudo revelou que o diagnóstico precoce de transtorno de neurodesenvolvimento pode aumentar a qualidade de vida dos pacientes. O estudo foi publicado na FIEP Bulletin - on-line (Fédération Internationale d’Education Physique). O estudo, que foi realizado pelo PhD e psicanalista Dr. Gabriel César Dias Lopes, o PhD neurocientista e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a Ed.D em educação Dulcilene Ribeiro Soares Nascimento e pelo PhD biomédico e cientista canadesnse Dr. Henry Oh, concluiu que o diagnóstico precoce respaldado pelo conhecimento da neurociência é visivelmente um fator de grande importância para que haja um melhor manejo por parte do profissional tanto médico quanto de educação com a pessoa que tem um transtorno de neurodesenvolvimento.

“O aconselhamento genético e a intervenção multidisciplinar tem se configurado uma melhor forma de acompanhamento dos casos já estabelecidos. É de se notar, em todas as fontes de consulta, em opiniões técnicas de inúmeros pesquisadores que o tempo, o diagnóstico precoce, pode influenciar de forma categórica na qualidade de vida, suporte e possível solução de questões que envolvam o transtorno de neurodesenvolvimento”, diz trecho do estudo.

Conforme os autores, o artigo teve como objetivo discutir sobre a influência de um diagnóstico precoce para indivíduos com transtorno do neurodesenvolvimento e compreender os fatores que causam tais transtornos do neurodesenvolvimento, que podem ser fatores genéticos, fatores ambientais, prematuridade, entre outros.

“O trabalho discute sobre a importância dos estudos de genética relacionados aos prognósticos por meios de mapeamento genético, aconselhamento genético, herdabilidade genética e familiar. Outro ponto fundamental a discutir será a importância da neuroplasticidade e a capacidade de melhorar as nossas técnicas de memorização assim como o armazenamento de informação”.

FIEP BULLETIN - é um periódico eletrônico multidisciplinar que publica pesquisas originais relacionadas à área de saúde e educação.

Artigo publicado: https://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/6564