Saúde

Técnicos Auxiliares de Regulação Médica são fundamentais no atendimento a usuários que acionam o Samu

Estes profissionais habilitados para prestar atendimento telefônico às solicitações da população são o primeiro contato na ligação por meio do número 192

Por Assessoria 14/04/2022 11h20
Técnicos Auxiliares de Regulação Médica são fundamentais no atendimento a usuários que acionam o Samu
Técnicos Auxiliares de Regulação Médica realizam o atendimento telefônico das solicitações realizadas por usuários - Foto: Samu

Os Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMs) têm uma função de extrema importância dentro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas e nesta quinta-feira (14) é celebrado, nacionalmente, o seu dia.

Estes profissionais habilitados para prestar atendimento telefônico às solicitações da população são o primeiro contato na ligação por meio do número 192. Nas Centrais Maceió e Arapiraca, são 77 TARMs, divididos em três turnos por dia, responsáveis por registrar dados básicos sobre o chamado, como localização, identificação do solicitante e natureza da ocorrência.

Fazer triagem dos trotes entre os casos verdadeiros todos os dias ininterruptamente também é uma função importante destes colaboradores, já estas ligações criminosas são cerca de 70% dos chamados recebidos.

Dentro do Serviço, um TARM pode desempenhar ainda a função de Rádio Operador, controlando a frota nos pátios e mantendo contato direto com as equipes dentro das viaturas para gerenciar as menores distâncias entre as ocorrências.

Em celebração à data, a Central Maceió realizou, na nesta quarta-feira (13), a entrega de brindes e um coffee break entre os TARMs de plantão.



Atualizada em: