Saúde

Paciente do HGE comemora saída da UTI para enfermaria com pedido surpreendente

Ozório sofreu um choque séptico, recebeu os cuidados de emergência na Área Vermelha e foi transferido para a UTI

23/03/2022 08h24
Paciente do HGE comemora saída da UTI para enfermaria com pedido surpreendente
Seu Ozório ficou altamente contente com a situação vivenciada - Foto: assessoria


O aposentado Ozório da Silva se emocionou ao ver o movimento da rua

Após 13 dias internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, o aposentado Ozório da Silva, de 63 anos, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e fez um pedido especial: “posso ver a rua?”. Surpreendidos e, com responsabilidade, os profissionais se organizaram para atender o desejo do paciente. O resultado foi uma emoção que transbordou nos olhos.A sua esposa, Josefa da Silva, lembra que, dias antes de chegar à maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, ele reclamava de sintomas de gripe, causados por um banho de chuva. O que todos nem imaginavam é que esses sinais alertavam para uma perigosa infecção urinária em desenvolvimento e que, ao passar dos dias, evoluiu para um quadro grave de sepse.

“Ele estava comigo e disse que ia tomar banho. Percebi que demorava demais para voltar, quando o procuramos, encontramos duro, estático, sem me responder. Fiquei aperreada e o levei para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins. Lá, o médico achou que ele sofria de epilepsia, mas acho que ele teve uma convulsão. Não sei explicar bem, só sei que ele já saiu de lá para o HGE entubado”, lembrou dona Josefa.

Em dia nublado, céu aparece e paciente do HGE é motivado a seguir lutando pela vida

Ozório sofreu um choque séptico, recebeu os cuidados de emergência na Área Vermelha e foi transferido para a UTI. Segundo a enfermeira Michelle Silveira, o quadro era muito grave e preocupante também pela idade e comorbidades. Entretanto, a equipe multidisciplinar, como tem feito com todos os pacientes, não mediu forças para combater a infecção generalizada, conquistando bons resultados nos dias seguintes.

“Na segunda-feira, dia 14, conseguimos retirar o tubo e acordá-lo. Foi uma grande alegria para todos! Desde então, toda a equipe se empenhou nos cuidados, no tratamento e na atenção psicológica também. Ao mesmo tempo, os familiares receberam informações diárias sobre o quadro de saúde, o que para eles era sinônimo de alívio e esperança”, acrescentou a enfermeira.

Equipe multidisciplinar da UTI se dedicou pelo restabelecimento da saúde do aposentado

A liberação do médico para transferência da UTI para a Enfermaria na Área Verde foi informada nesta terça-feira (22) ao paciente e familiares. Muito feliz com a notícia, e sabendo que precisava ficar mais um tempo internado no hospital, seu Ozório pediu para ver a rua antes de ir para a Área Verde. O que aconteceu, permitindo-o ver o céu, em um dia predominantemente nublado.

“A humanização é uma prática presente nos serviços do HGE e a atenção dada ao nosso paciente Ozório é mais uma constatação disso. Felicito a sensibilidade dos profissionais da UTI envolvidos e estendo a todos os servidores a minha gratidão por tamanha dedicação. Cada passo dado é mais um avanço conquistado, mais uma vida salva, mais histórias que podem seguir, rumo à felicidade”, concluiu o gerente do HGE, Paulo Teixeira