Saúde

Inaugurados há um ano, novos leitos de UTI no HGE acolheram 243 alagoanos

Dez novos leitos de UTI no HGE foram abertos há um ano

Por Assessoria 04/03/2022 23h24 - Atualizado em 04/03/2022 23h29
Inaugurados há um ano, novos leitos de UTI no HGE acolheram 243 alagoanos
Mais de 240 alagoanos já foram assistidos nos novos leitos de UTI do HGE - Foto: Divulgação

Há um ano, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estendia seus leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Naquela época, com o preocupante crescimento da taxa de internação por Covid-19, a sociedade alagoana foi presenteada com mais dez leitos, todos exclusivos a pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Este foi mais um esforço do Governo de Alagoas durante a pandemia, que gerou bons resultados e é um legado para a saúde pública alagoana.

Entre 2 de março de 2021 (data da inauguração) e 28 de fevereiro de 2022, 243 enfermos foram acolhidos pela equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e técnicos de enfermagem. Ao mesmo tempo, conforme as observações dos próprios profissionais, novas ações foram desenvolvidas em prol da humanização, do acolhimento, do tratamento e da informação.

“Lançamos vários projetos de humanização que contemplaram pacientes, familiares e servidores. Também investimos em treinamentos, pesquisas e adoção de condutas que melhor ajudassem nas assistências. Foram dias de crescimento institucional, profissional e pessoal, com grandes vitórias e emoções inexplicáveis. Como a recuperação do Senhor Dimas, que, para mim, é uma resposta de que estamos no caminho certo”, afirmou a coordenadora de enfermagem, Rosângela Cavalcante.

Dimas Calixto Varela, de 66 anos, foi admitido no dia 5 de agosto de 2021 com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Entretanto, após ser submetido a exame laboratorial, foi também diagnosticado com a Covid-19. A doença ganhou força ao passar das horas, levando-o para um quadro de saúde considerado grave, o suficiente para ser internado imediatamente na UTI 2 (local onde estão os novos leitos) e por lá ficar por oito longos dias.