Saúde

Maternidade Santa Mônica é escolhida para projeto que integra o PROADI-SUS

Servidores das áreas de gestão e preceptoria de residências e estágios da maternidade participarão de curso gratuito de especialização

Por Ascom Uncisal 01/02/2022 10h29
Maternidade Santa Mônica é escolhida para projeto que integra o PROADI-SUS
Reprodução - Foto: Assessoria

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi escolhida para fazer parte do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residências e da Preceptoria no SUS, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com Hospital Sírio Libanês. O PROADI-SUS é uma forma alternativa para os hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de

Assistência Social em Saúde (CEBAS) através da transferência de sua expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

Os servidores da Maternidade Escola Santa Mônica das áreas de gestão e preceptoria de residências e estágios participarão de três cursos de especialização pelo Hospital Sírio Libanês: Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS); Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS); e Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde no SUS (QSUS).

O Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residências e da Preceptoria no SUS é de abrangência nacional e, no triênio 2021-2023, está sendo ofertado em todas as capitais das Unidades federativas do Brasil com o objetivo prioritário de contribuir com a capacitação de profissionais – gestores de programas de residência e preceptores – inseridos no processo de ensino-serviço-comunidade em saúde e na expansão e na qualificação das residências.

“Esta é a primeira vez que a Maternidade Escola Santa Mônica é escolhida para este projeto em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Ficamos muito felizes e surpresos com a adesão dos servidores interessados em participar dos cursos. Foram mais de 60 profissionais interessados na MESM, que fizeram a pré-inscrição e, posteriormente passaram pelo processo seletivo, através de entrevistas com a equipe de coordenadoras e facilitadoras do Hospital Sirio Libanês”, disse a professora Graciliana Swarowsky, chefe da GDA (Gerência de Docente Assistencial) da Maternidade Santa Mônica.

Certificações de excelência

Os hospitais contemplados pelo projeto fazem parte da região Norte e Nordeste do país. No Estado de Alagoas somente a MESM e Hospital Geral Osvaldo Brandão Vilela (HGE) foram convidados para o triênio 2021-2023.

Na MESM, houve a aprovação de cinco servidores para o curso de Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde - QSUS, 5 servidores aprovados para o Curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde -GPRS e 10 servidores aprovados para o curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, totalizando 20 vagas do total de 40 ofertadas nesta edição do Projeto.

“Esse resultado é fruto de um esforço coletivo dos servidores da Maternidade e da Comissão Gestora Local do Hospital Sírio Libanês, em busca da estruturação de requisitos para que possamos alcançar certificações de excelência, bem como a de Hospital de Ensino, que é um dos objetivos da atual gestão da Uncisal”, explicou a professora Graciliana Swarowsky.

Segundo ela, a listagem dos aprovados foi divulgada no dia 28 de janeiro (confira no site uncisal.edu.br), tanto na Home Page do Hospital Sírio Libanês e nos canais de comunicação oficiais da MESM e HGE. Durante dois anos, os aprovados terão aulas mensais (presenciais ou virtuais) com os especializandos durante três dias consecutivos, de fevereiro de 2022 a outubro de 2023, com carga horária total de 440 horas. O curso prevê, ainda, a construção de um projeto de intervenção, bem como sua implementação e avaliação, nesse mesmo período, nos hospitais selecionados para o projeto.

“A escolha da Maternidade Santa Mônica tem grande importância para toda a Uncisal. É um reconhecimento do trabalho de toda a gestão da Maternidade, com apoio da Reitoria e Pró-Reitorias da nossa Universidade”, completou Graciliana Swarowsky.