Saúde

Alagoas tem 23 enfermeiros infectados pela Covid-19

Os números ainda não refletem a atual situação vivida no estado

Por Tribuna Hoje, com assessoria 29/04/2020 09h15
Alagoas tem 23 enfermeiros infectados pela Covid-19
Reprodução - Foto: Assessoria

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) informou que 23 profissionais da Enfermagem já foram infectados pela Covid-19. Os dados, referentes à última terça-feira (27), mostram também que 82 pessoas já foram afastadas dos seus postos de trabalho, com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. Um total de 105 afastados entre confirmados e suspeitos.

Os números, porém, ainda não refletem a atual situação vivida no estado, já que muitas instituições de saúde ainda não informaram os dados ao Conselho. O Coren-AL já solicitou aos enfermeiros responsáveis técnicos de todas as instituições de saúde do Estado, que comuniquem o caso de qualquer profissional afastado com suspeita, internado e/ou óbito confirmado por Covid-19. O presidente do Coren-AL, Renné Costa, destaque que o Conselho quer ter controle sobre a expansão da doença entre os profissionais de enfermagem no estado. “Estamos vigilantes, garantindo o direito do profissional de enfermagem exercer sua profissão com segurança para si e para sociedade”, afirmou. MAIS PROFISSIONAIS 11 médicos, 13 técnicos e auxiliares de enfermagem e 1 assistente social estão afastados do trabalho em Alagoas. O quantitativo foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Até agora, a única morte registrada foi de Maria da Conceição, de 58 anos, que atuava do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela faleceu no último dia 18 de abril, vítima da Covid-19.

De acordo com a Sesau, desde o início das medidas de combate ao coronavírus, o governo do estado já investiu mais de R$ 860 mil em equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde.