Saúde
Pilates pode ajudar no controle do diabetes tipo 2
Estudo apontou que capacidade funcional melhorou e o exercício até ajudou no controle da glicemia
O diabetes é um grave problema de saúde pública, que atinge 7% de toda a população brasileira. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ele atinge mais de 12,5 milhões de pessoas no nosso país.
O Atlas de Diabetes, publicado a cada dois anos pela Federação Internacional de Diabetes, divulgou na quarta-feira (14) um relatório que torna a situação do Brasil ainda mais complicada.
Segundo o documento, houve um crescimento de 31% da doença – enquanto no restante do mundo a taxa ficou na média de 9%. E ele deixa evidente a questão pública quando revela que cada diabética brasileiro custa, em média, mais de 13 mil reais por ano.
Mas dá para amenizar: outro estudo, realizado por pesquisadores pernambucanos da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), chegou a conclusão de que o pilates pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2. Eles acompanham 22 mulheres acima de 65 anos, durante três meses, e verificaram que a capacidade funcional delas melhorou e o exercício até ajudou no controle da glicemia. O estudo foi divulgado em julho do ano passado, pelo The Journal of Strength & Conditioning Research.
Mais lidas
-
1O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
2Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
3Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
4Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
5Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross



