Saúde
Tristeza de final de ano: um sentimento comum, mas é preciso saber lidar
Momentos de melancolia são normais nesse período e podem, inclusive, trazer reflexões positivas para o ano que se aproxima
Felicidade em época de final de ano não é uma obrigação. O sentimento não precisa ser somente de alegria para todas as pessoas, por mais que tudo conspire a favor, conduzido, principalmente, pela mídia, amigos e família. O contraponto, em relação a uma maioria eufórica, pode trazer questionamentos acerca da própria vida, com momentos de tristeza, que podem ser difíceis de lidar, principalmente, com conflitos familiares, doenças e perdas.
É importante equilibrar a carga emocional e desfrutar das datas comemorativas de uma forma leve, encarando-as como mais um ciclo que se fecha e que, consequentemente, pode gerar tristezas que não necessariamente devem ser encaradas como um problema.
“Mesas fartas, festas e presentes, por exemplo, ainda estão presentes nessa época do ano. E quem segue essas regras pode, involuntariamente, impor ao outro o mesmo comportamento. Melancolia, raiva e solidão são comuns nessas datas, e o sentimento de tristeza, muitas vezes, se torna evidente”, comenta Sílvia Regina, psicóloga do setor de Medicina Preventiva do Hapvida Saúde.
Mas, não necessariamente, estar ou ficar triste significa depressão. Momentos tristes, neste período, podem ser passageiros e até úteis, se vierem acompanhados de reflexões e planejamentos para o novo ano que virá. “De uma forma geral, a tristeza, a melancolia, a raiva ou a frustração não configuram um quadro depressivo. Além do que, esses sentimentos podem fornecer subsídios importantes para as mudanças, por isso podem ser encarados de uma forma positiva”, ressalta a psicóloga.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
2Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
3Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar
-
4Na madrugada deste domingo
Homem é encontrado morto em quarto de motel no bairro Canaã, em Arapiraca
-
5Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito




