Saúde
HE do Agreste oferece a servidores curso de gestão em saúde
Aula inaugural ocorreu no auditório da Escola Estadual Isaura Lisboa (Epial), no bairro Baixão, em Arapiraca

Liderança, gestão e interprofissionalismo. Com essa tríade, coordenadores setoriais e servidores do quadro administrativo do Hospital de Emergência Daniel Houly iniciaram, na noite desta quarta-feira (22), um curso de qualificação e gestão em saúde.
A aula inaugural ocorreu no auditório da Escola Estadual Isaura Lisboa (Epial), no bairro Baixão, em Arapiraca.
A diretora-geral do hospital, médica Regiluce Santos, também participa das aulas, que estão a cargo do médico e docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jean Rafael Santos Rodrigues.
O curso é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e terá quatro módulos, divididos em aulas presenciais e atividades EAD.
A capacitação terá foco nas características do líder, gestão do tempo no trabalho, administração centrada no paciente, desenvolvimento de habilidades, autoconhecimento, comunicação interpessoal e interprofissional para melhoria do trabalho em equipe.
Competências
De acordo com o facilitador da capacitação, médico Jean Rafael, o primeiro módulo trata da liderança e das características de um líder.
Já o segundo módulo vai abordar a gestão do tempo como meio de qualificar os processos de trabalho e uma administração centrada no paciente do hospital.
Jean Rafael adiantou que o terceiro módulo do curso terá como enfoque principal o desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal e interprofissional para a melhoria do trabalho em equipe.
O último módulo abordará questões voltadas para o autoconhecimento e o “cuidar de si para cuidar dos outros” como uma forma de qualidade de vida no trabalho em saúde.
A diretora-geral do Hospital de Emergência Daniel Houly, médica Regiluce Santos, também participa do curso e destaca a educação continuada dos servidores para um trabalho socializado e com maior eficiência.
“O espírito de liderança, a organização e o autoconhecimento são fundamentais nas relações cotidianas na gestão de pessoas para um trabalho cada vez mais humanizado no hospital”, acrescentou a diretora.
O curso tem carga de 40 horas, e as aulas seguem até fevereiro de 2018. Os certificados da capacitação serão entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Mais lidas
-
1Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
2Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
3Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
4True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
5True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos