Saúde
UE do Agreste prepara equipes para coleta de sangue no apoio ao Hemoar
Técnicos do hospital serão treinados sobre captação e coleta de sangue

A convite da gerente-geral da Unidade de Emergência do Agreste, médica Regiluce Santos, a reunião interinstitucional contou com a presença da assistente social Ruth Neide Barbosa e da biomédica Fernanda Paes Barreto, do Hemoar. Durante o encontro foram alinhadas as ações, com o propósito de buscar novas formas de aumentar a captação de doadores de sangue.
O Hemoar é um órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e atende todos os municípios do Agreste e Sertão. Ao todo são 14 hospitais, cinco deles somente em Arapiraca. Durante a reunião ficou definido que haverá um treinamento específico para a abordagem dos potenciais doadores e a efetiva coleta.
As equipes da Unidade de Emergência do Agreste ficarão encarregadas de abordar os familiares e acompanhantes no trabalho de sensibilização para a doação de sangue. A coordenadora do setor de coleta de sangue do Hemoar, assistente social Ruth Neide Barbosa, revelou que o estoque do banco de sangue é considerado adequado, no momento, mas adiantou que o hemocentro não consegue suprir a demanda para a tipologia negativa, a exemplo do AB negativo que, atualmente, não tem estoque satisfatório.
Ela adiantou que, para suprir essa carência, a equipe está buscando pessoas com o tipo O negativo, que é o doador universal. “A parceria com a UE do Agreste é para que a gente possa manter esse estoque adequado, visando atender a população dessas cidades, com as coletas externas a partir do mês de abril”, acrescentou a assistente social do Hemoar.
Mais lidas
-
1O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Herança bilionária
Empresário choca ao deixar fortuna de R$ 6 bilhões para Neymar; saiba o motivo!