Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Maceió divulga calendário vacinal infantil

É imprescindível lembrar que a população busque as Unidades de Saúde para a atualização da Caderneta de Vacina, pois é de suma importância que todos estejam protegidos

Por Secom/Maceió 30/12/2016 10h17
Secretaria Municipal de Saúde de Maceió divulga calendário vacinal infantil
Reprodução - Foto: Assessoria

Para manter a saúde do seu filho em dia, prevenir, controlar e eliminar diversas doenças, nada melhor do que manter o calendário de vacinação em dia. Mas como funciona o calendário 50 vacinal infantil e em que idade tomar cada uma delas?

Antes de tudo é imprescindível lembrar que a população busque as Unidades de Saúde para a atualização da Caderneta de Vacina, pois é de suma importância que todos estejam protegidos. A caderneta é um documento e é necessário que sempre o usuário o leve para as próximas vacinações, pois ele comprova quais vacinas já foram tomadas e quais ainda faltam para completar os esquemas.

Confira abaixo como funciona o calendário de vacinação infantil no município:

Ao nascer: O Recém Nascido deve tomar as vacinas:

BCG que previne as formas graves de Tuberculose; Hepatite B que previne a infecção pelo vírus Hepatite B.

Aos 2 meses: Deve-se tomar as vacinas:

Pentavalente que protege contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e as infecções causadas pelo Haemophilus Influenzae tipo B, que causa meningite e pneumonia. O esquema corresponde a três doses, administradas aos 2, aos 4 e aos 6 meses; Vacina Poliomielite Inativada (VIP) que protege contra a Poliomielite causada por vírus dos tipos 1,2 e 3. O esquema corresponde a três doses, administradas aos 2, aos 4 e aos 6 meses; Pneumocócica 10 valente que previne contra infecções invasivas causadas pelos 10 sorotipos de Streptococus pneumonia. O esquema corresponde a três doses, administradas aos 2, aos 4 e aos 6 meses e um reforço aos 12 meses; Rotavírus Humano que previne contra as gastroenterites. O esquema corresponde a duas doses, administradas aos 2 e 4 meses.

Aos 3 meses: Deve-se tomar a vacina Meningocócica C que previne contra a meningite meningocócica. O esquema corresponde a duas doses, administradas aos 3 e aos 5 meses e um reforço aos 12 meses.

Aos 4 meses: Deve-se tomar a segunda doses das vacinas Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10 valente e Rotavírus Humano.

Vacinação no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Juca Fernandes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

Aos 5 meses: Deve-se tomar a segunda dose da vacina Meningocócica C.

Aos 6 meses: Deve-se tomar a terceira dose das vacinas Pentavalente e VIP.

Aos 12 meses: Deve-se tomar as doses de reforço da vacina Pneumocócica 10 valente e Meningocócica C e a primeira dose da vacina Tríplice Viral que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Aos 15 meses: Deve-se tomar as vacinas:

DTP – 1º reforço da vacina Pentavalente; VOP – Reforço da vacina Poliomielite; Hepatite A que previne a infecção causada pelo vírus Hepatite A, dose única, a idade máxima para receber a vacina na rede pública é 1 ano, 11 meses e 29 dias. Tetra Viral que previne contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela, dose única, a idade máxima para receber a vacina na rede pública é 1 ano, 11 meses e 29 dias.

Aos 4 anos: Deve-se tomar o segundo reforço das vacinas DTP e VOP.