Saúde
Bombeiros comemora novembro azul com evento para militares
Encontro de Bombeiros Militares discutiu saúde e prevenção
Na manhã dessa sexta-feira, 18, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou a II edição do Encontro Estadual de Bombeiros Militares, evento comemorativo ao dia internacional do homem, comemorado no dia 20 de novembro e ao mês de prevenção e saúde do homem conhecido como novembro azul.
Na ocasião, os bombeiros militares alagoanos tiveram uma manhã com palestras de profissionais convidados que levaram temas e discussões que fizeram os bombeiros se alertarem para alguns aspectos da saúde humana que poderiam estar sendo negligenciados por eles mesmos.
Uma das palestras ministradas foi com a psicóloga Laura Beatriz que levou a abordagem do tema “A saúde mental dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas” com discussões sobre doenças psicossomáticas, transtornos pós-traumáticos e a própria saúde mental como um todo. Para ela, a iniciativa da corporação foi muito boa e poder contribuir com o evento foi uma ótima experiência: “Os homens muitas vezes não se preocupam com sua saúde mental e esquecem que se a mente não está boa, o corpo também não pode estar, por isso, refletir sobre esse tema é muito importante”, falou a psicóloga.
Além dessa, o evento também contou com mais duas palestras, uma sobre saúde física e bem estar com o educador físico Jean Paiva e outra sobre cuidados e prevenção com a pele com a dermatologista do CBMAL, capitã Socorro Ventura. Em sua palestra, Jean abordou a relação alimentação e prática de exercícios físicos e levou os bombeiros a refletirem sobre seus hábitos. “Eu vejo a questão nutricional com um grau de importância muito grande e esse momento de disseminar as boas práticas deve ser continuado para toda vida”, disse o educador físico.
Já a dermatologista alertou os militares sobre o câncer de pele e sobre a importância do protetor solar. Deu dicas e levou estatísticas e alertas para que os bombeiros possam negligenciar cada vez menos seus cuidados dermatológicos.
Para o coronel BM Adriano Amaral, comandante geral do CBMAL, poder proporcionar para os homens da corporação um evento como esse de discussão e interação é muito enriquecedor: “A política da auto prevenção ainda é pouco utilizada por nós homens e bombeiros militares que muitas vezes não nos preocupamos com nossa própria saúde e poder trazer isso para todos nós é um momento único que deve ser aproveitado”, falou o comandante enfatizando a participação de um número maior de bombeiros militares nas próximas edições.
O major Valdomiro Cavalcante participou pela segunda vez do evento e considera muito importante poder reunir os homens bombeiros militares para discutir saúde e prevenção. “nós do sexo masculino temos a questão do cuidado consigo mesmo muito fragilizada e momentos como esse nos trazem alertas para que tenhamos mais consciência de que nós temos que nos cuidas mais”, disse o major.
Além das palestras, o evento contou com momentos de integração e descontração, sorteio de brindes de empresas parceiras da corporação e um almoço que finalizou a comemoração.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial