Roteiro cultural

Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra

Ações culturais em diversos pontos da cidade celebram o 20 de Novembro e valorizam a cultura e a identidade negra no município

Por Assessoria 14/11/2025 15h36
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Espaço será o ponto de partida para as demais atividades distribuídas ao longo da semana - Foto: Assessoria


De 17 a 21 de novembro, Arapiraca recebe a primeira edição do Festival da Consciência Negra, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, em parceria com o Sesc Alagoas. Com uma programação gratuita que inclui música, teatro, cinema, oficinas, apresentações culturais e exposição artística, o evento celebra o Dia da Consciência Negra e valoriza a cultura e a identidade negra no município.

A programação começa no dia 17, das 8h às 11h, na Tenda Afrísio Acácio, localizada na Praça Luiz Pereira Lima. A abertura oficial contará com apresentações artísticas, ações culturais e a participação de lideranças quilombolas. O espaço será o ponto de partida para as demais atividades distribuídas ao longo da semana.

Na terça-feira (18), das 8h às 16h, as ações se concentram no Sesc Arapiraca, ocupando o Teatro Hermeto Pascoal, a Biblioteca e a Galeria de Artes. O público terá visita guiada à exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista Jhonysson Nobre, exibição de filmes da Mostra Sesc de Cinema, oficinas de arte e a apresentação do espetáculo Quarto de Despejo (Diário de uma Favelada), da Cia Fulô de Mandacaru. Já na quarta-feira (19), a programação retorna à Tenda Afrísio Acácio, a partir das 21h, com a Noite Preta, que contará com os shows das bandas Quiçaça e Vibrações.

O 20 de novembro, data central do festival, terá atividades a partir das 14h no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca), com nova sessão do espetáculo Quarto de Despejo. Em seguida, o Bosque das Arapiracas receberá apresentações de grupos tradicionais como Maracatu Baque Novaurora, Coco da Nega, Brilho da Raça, Pérolas Negras, Afro Ara e Afoxé Xangô Layô. O público também poderá participar de oficinas de turbantes, pintura afro e tranças, além de visitar a feirinha de artesanato.

A programação será encerrada na sexta-feira (21), das 17h às 21h, novamente na Tenda Afrísio Acácio, com o Desfile Vestir Agreste, que nesta edição adota a temática “negritude in foco”, além das apresentações das bandas Afro Ara e Naty Barros. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço:

O que: Festival da Consciência Negra de Arapiraca
Quando: 17 a 21 de novembro
Onde: Tenda Afrísio Acácio, na Praça Luiz Pereira Lima, e Sesc Arapiraca