Roteiro cultural

Documentário sobre Zumbi dos Palmares será exibido na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Obra do cineasta Carlos Pronzato resgata a trajetória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil

Por Tribuna Hoje com Assessoria 07/11/2025 19h56 - Atualizado em 08/11/2025 02h16
Documentário sobre Zumbi dos Palmares será exibido na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Cineasta Carlos Pronzato - Foto: Edilson Omena

O documentário “Zumbi dos Palmares, uma voz para o mundo”, dirigido pelo cineasta Carlos Pronzato, será exibido neste sábado (8), às 16h, na Sala Tamarindo, durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A obra resgata a trajetória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil.

Zumbi dos Palmares, morto em 1695 por uma expedição de bandeirantes, é reconhecido como um dos maiores ícones da luta pela liberdade nas Américas. O Quilombo dos Palmares, localizado na atual União dos Palmares, foi o mais importante quilombo registrado no continente. Décadas depois, na década de 1980, a Serra da Barriga, região que abrigou o quilombo, foi tombada como patrimônio histórico, reforçando a preservação da ancestralidade africana e da memória coletiva.

O filme reúne entrevistas com historiadores, pesquisadores e militantes, realizadas exclusivamente em Alagoas em 2023, e busca apresentar o Zumbi histórico e sua contribuição inestimável para a luta pela igualdade.

Em novembro de 2023, o documentário teve pré-estreias em diversas capitais brasileiras. Agora, será lançado oficialmente em 20 de novembro de 2024, data que pela primeira vez será celebrada como feriado nacional em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

A produção é assinada pela La Mestiza Audiovisual, em parceria com o NEABI/UFAL – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Alagoas.