Roteiro cultural
Jornalistas de Paulo Jacinto lançam livros inspirados na cidade
Elen Oliveira e Marcelo Firmino lançam suas obras no maior evento literário de Alagoas no próximo dia 8 de novembro
                                    Os jornalistas paulo-jacintenses, Marcelo Firmino e Elen Oliveira, estreiam no próximo sábado (8), na Bienal Internacional do Livro de Alagoas com os livros Gato Gordo Além do Telhado e Olhos de Jabuticaba, respectivamente. Os dois livros serão lançados no estande da Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom/AL), a partir das 16h.
Nos livros, os autores relatam as memórias vividas desde a infância na terra natal nas duas obras, bem como experiências de aprendizado profissional e homenagens a ícones do jornalismo, no caso específico de Gato Gordo Além do Telhado, em que Marcelo Firmino traz histórias vividas pelo profissional em seu início de carreira no jornalismo alagoano, mas além disso resgata uma memória de lutas dos jornalistas alagoanos pela dignidade da categoria e a valorização profissional, desde os tempos mais duros da ditadura militar no país.
O livro surgiu em meio a um projeto de incentivo da Secom Alagoas e as histórias contadas pelo autor retratam ainda as experiências de foca nas redações e as adversidades enfrentas para conquistar o espaço, enquanto aprendiz na profissão. Além disso, ele pontua também o seu processo de formação enquanto ser vivente, em tempos de maior irmandade, desde o banco da escola na cidade de Paulo Jacinto, sua terra natal.
Gato Gordo Além do Telhado tem coordenação editorial e apresentação da jornalista Fátima Almeida, também natural de Paulo Jacinto, e o prefácio do ícone do jornalismo alagoano e brasileiro, Arthur Gondim.
Olhos de Jabuticaba
O livro da jornalista Elen Oliveira é ilustrado pelo artista plástico Ed Oliveira (1968-2025) e reconstitui memórias da infância da autora vivida nos anos 1970, no sítio Barro Preto, em Paulo Jacinto (AL), abordando as dificuldades próprias de um tempo/lugar desprovido de estruturas necessárias ao desenvolvimento humano, mas enfeitado pela percepção infantil regada à leitura e imaginação.
A obra faz uma imersão regressiva à infância da autora para compor, com o olhar de hoje, um mosaico socioemocional no qual os livros empilhados numa sala de aula multisseriada e o antigo rádio instalado na sala de estar eram as principais vias de acesso à informação, uma janela que se abria a universos imaginários.
“Em Olhos de jabuticaba, Elen Oliveira abre as portas de sua memória e nos conduz a uma viagem terna e intensa ao Barro Preto de sua infância. Elen revela a beleza das pequenas histórias que moldam quem somos”, pontua o também jornalista Fábio Costa, que revisa e apresenta o livro.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial (http://bienal.ufal.br/2025) e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook
Mais lidas
- 
            
                1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
 - 
            
                2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
 - 
            
                3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
 - 
            
                4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
 - 
            
                5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil
 
                



