Roteiro cultural
'Tempo de Vagalume' pousa mais uma vez em Maceió para apresentação única
Com o ator Joesile Cordeiro como protagonista, a peça solo será apresentada neste sábado (4), às 19h, no Theatro Homerinho

O espetáculo pernambucano Tempo de Vagalume pousa mais uma vez em Maceió para tentar resgatar a criança interior que muitos adultos perderam com o passar da vida. A apresentação gratuita será neste sábado (4), às 19h, no Theatro Homerinho, localizado no bairro histórico de Jaraguá.
Utilizando referências da comunidade LGBTQIA+ e tendo como inspiração as vivências do próprio ator, Joesile Cordeiro, a peça retrata a trajetória de um jovem gay que cria atalhos para costurar memórias e tentar uma aproximação de sua criança interior. A história tem como cenário os dias de hoje, com relatos pessoais e de autoficção, proporcionando ao público uma conexão poética com o imaginário do passado do personagem e o teatro performático/alternativo.
Segundo Joesile, Maceió também foi uma espécie de ponto de partida para a criação corporal e dramatúrgica, bem como um cenário que o possibilitou a se reconectar com suas vivências na época que estudava Teatro na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). "Apresentar em Maceió é muito importante porque foi aqui que a peça também nasceu e surgiu, então é necessário esse encontro com as pessoas da cidade", afirmou ele.
Por ser uma experiência teatral e sensorial, a peça conquistou milhares de espectadores e diversos palcos de festivais em Pernambuco, como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e o Pernambuco Meu País. Ao todo, foram realizadas 11 apresentações na região.
"Este espetáculo tem sido um sucesso de repercussão de público por onde passa, justamente por ser um lugar sensível, um espetáculo intimista, próximo das pessoas, e fala justamente sobre essa tentativa da gente conversar com aquela nossa criança interior que a gente perdeu conexão com ela em algum momento da vida", disse Joesile Cordeiro.
O espetáculo é dirigido por André Chaves, com dramaturgia de Bruno Alves, assistência de direção de Clóvis Teodorico, e Alexandre Revoredo na direção musical. Na produção está Caio Germino, Régis Oliveira como provocador corporal, e Éverton Kelly na iluminação.
Este evento é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura.
SERVIÇO
Apresentação única da peça "Tempo de Vagalume", com Joesile Cordeiro
Data: 04 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Theatro Homerinho - Jaraguá (Maceió)
Ingressos: entrada gratuita
Mais informações: 82 99982-9628 (Jamerson) | 87 98145-9131 (Joesile) | @tempodevagalume (Instagram)
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
4Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
5Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã