Roteiro cultural
Mostra Tarrafa abre inscrições para filmes de todo o Nordeste
Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa valoriza a produção audiovisual feita por mulheres e pessoas não binárias da região

Estão abertas até o dia 26 de julho as inscrições para a Mostra Tarrafa, evento que estreia em setembro de 2025 em Maceió, capital alagoana, com foco no cinema realizado por mulheres cis, trans, travestis e pessoas não binárias nascidas e/ou residentes no Nordeste. A programação incluirá filmes de até 30 minutos, produzidos entre 2023 e 2025, de todos os gêneros, sendo obras ficcionais, não ficcionais e animações (exceto videoclipes, fashion filmes, episódios de séries e obras publicitárias).
Com acesso gratuito ao público, a Mostra tem o objetivo de ser uma vitrine da potência criativa da cinematografia feminina nordestina. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.filmesdaspiabas.com/mostratarrafa, mediante o preenchimento de formulário e leitura do regulamento.
Além da Mostra Contemporânea, que terá caráter competitivo e contará com premiação técnica e popular, o evento contará com as Mostras Homenagem e Panorâmica, não competitivas.
A iniciativa é uma produção da Filmes das Piabas e é realizada com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, e pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
“As mulheres nordestinas vêm ocupando um espaço cada vez mais relevante no audiovisual, e a Mostra Tarrafa chega para ampliar essas vozes, revelando novos olhares e narrativas do nosso território”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Mais lidas
-
1Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
2Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
3'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
4True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
5Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG