Roteiro cultural
Alagoas garante integralidade dos recursos da Lei Aldir Blanc
Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de execução da política nacional de cultura e garante a continuidade dos repasses integrais

Alagoas está entre os quatro estados da federação que já garantiram a manutenção dos valores integrais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com um índice de execução de 62,5% dos recursos recebidos, o estado ocupa atualmente a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de Tocantins (94,5%) e Goiás (76,6%), e está entre os quatro estados brasileiros que cumprem os critérios estabelecidos pela Lei.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância desse resultado para o setor cultural.
"Alagoas segue comprometido com a valorização da cultura e a execução eficiente dos recursos de Aldir Blanc. Esse índice de execução demonstra a seriedade do nosso trabalho e garante que artistas, produtores e agentes culturais continuem contando com esse importante incentivo", afirmou.
Recomposição
Apesar do corte de 85% no orçamento da PNAB aprovado pelo Congresso Nacional, na última semana, o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, garantiu a manutenção dos recursos da política cultural após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
O novo texto permite a recomposição das despesas obrigatórias, como as de Aldir Blanc, por meio de ato do Poder Executivo, garantindo a continuidade dos investimentos.
O Decreto nº 12.409, de 13 de março de 2025, estabelece que estados e municípios que executem ao menos 60% dos valores recebidos no ciclo anterior continuarão a ter acesso total aos recursos anuais do PNAB.
A aferição da execução será realizada no dia 1º de julho de 2025, com a oficialização dos resultados pelo Ministério da Cultura (MinC). Com o cumprimento dos critérios estabelecidos, Alagoas tem assegurada a continuidade dos repasses para o próximo ciclo de execução da política cultural.
O valor total da PNAB em Alagoas é de R$ 58.230.547,03, sendo R$ 32.916.658,15 sob responsabilidade do governo estadual.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menina morta e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série