Roteiro cultural
Secretaria de Cultura promove workshops gratuitos da 21ª Mostra Alagoana de Dança
Evento contará com palestras de especialistas e aulas práticas para aprimoramento técnico e artístico
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), inicia neste sábado (9) os workshops da 21ª Mostra Alagoana de Dança. O evento, que ocorrerá até o dia 10 no Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió, oferece atividades gratuitas. A iniciativa contará com a participação do artista e historiador Rafael Guarato e da primeira bailarina alagoana formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Luana Lins.
"Nosso objetivo é valorizar a dança em suas diversas formas e oferecer a artistas locais a oportunidade de expandir seus conhecimentos e se aperfeiçoarem tecnicamente. Alagoas tem uma riqueza expressiva na dança, e nossa missão é dar voz e visibilidade a esses talentos," afirmou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
No sábado, as atividades ocorrerão das 13h às 18h, com foco na origem do Ballet Clássico e do Jazz. No domingo, das 08h às 13h, o tema será “Nomenclatura e histórias periféricas: da dança de rua às danças urbanas.” A programação busca proporcionar aos participantes um aprofundamento teórico e prático, estimulando o desenvolvimento artístico e técnico da dança em Alagoas. Os interessados podem se inscrever através do número (82) 99991-3986.
"Nos últimos anos, temos observado um crescimento significativo no trabalho de artistas de Alagoas que exploram a dança em suas mais diversas formas, especialmente nas regiões interioranas do estado. Essa diversidade de expressões foi justamente o que nos motivou a trazer esses estilos para o evento, ampliando o diálogo e a valorização da cena local." disse Karina Padilha, curadora do evento.
Conheça abaixo os palestrantes:
Luana Lins
Luana Lins, bailarina de 22 anos, é uma profissional com sólida formação em dança clássica e contemporânea, além de forte experiência em danças de caráter, jazz, urbanas e brasileiras. Ela participou de workshops e cursos com grandes nomes da dança, como Érika Novachi, Jhean Alex e Tracie Stanfield, e foi premiada em diversos festivais, incluindo o Festival de Dança de Joinville. Luana também se destaca como professora, com passagens por escolas como Studio de Dança Art Fitness, Espaço AZ e Escola Internacional de Dança Germana Saraiva, além de ministrar workshops e dirigir o maior curso de dança de Alagoas, o EDM Evolving Dancer Maceió 2024. Reconhecida por sua forte técnica, versatilidade, agilidade e criatividade, ela é uma profissional comunicativa, proativa e sempre aberta a novos desafios no mundo da dança.
Rafael Guarato
Rafael Guarato é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, historiador da dança e professor no curso de graduação em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele integra redes de pesquisa internacionais, como a Red Descentradxs e o Latinx Americanx Work Group da Dance Studies Association (DSA). Guarato é líder do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (CNPq) e coordena comitês temáticos na Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Também foi conselheiro no Conselho Municipal de Cultura de Uberlândia e representante de Minas Gerais no Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MINC). Autor dos livros "Dança de rua: corpos para além do movimento" e "Ballet Stagium e a fabricação de um mito", ele publica sobre história e historiografia da dança, economia da dança e redes sociais no campo da dança no Brasil. Além disso, contribui com o Grupo Três em Cena (GO) e pratica breaking em seu tempo livre.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas