Roteiro cultural

Dinho Zampier lança trilha sonora para documentário

Trabalho é sobre construtor de casas em Riacho Doce; obra é dirigida por Glauber Xavier Daniel Borges/Ascom Secult

Por Assessoria 03/10/2024 10h52 - Atualizado em 03/10/2024 11h00
Dinho Zampier lança trilha sonora para documentário
Projeto foi realizado com incentivo financeiro do Governo de Alagoas, por meio da Secult - Foto: Divulgação

O compositor e produtor alagoano Dinho Zampier concretizou mais uma de suas aspirações com o lançamento da trilha sonora Outros Mares – A Casa, o Som e o Filme, criada para o documentário Pedro Pedreiro – Artífice, Artista, Cientista e Cidadão, sob do diretor Glauber Xavier. O documentário, que tem estreia prevista para 2025, já está com sua trilha completa disponível no canal Saudáveis Subversivos no YouTube.

“Embora não saía em versão física, trata-se de um ‘DVD’ de música instrumental em que registramos a participação dos músicos convidados no momento da elaboração dos arranjos para os temas de minha autoria”, explica Dinho Zampier.

As gravações aconteceram durante a pandemia, em 2021, em um home estúdio montado em uma das casas construídas por Pedro Vieira, conhecido como "Pedro Pedreiro", protagonista do longa. A trilha sonora foi criada a partir da interação e improviso dos músicos Nathan Oliveira (trompete), Miran Abs (violoncelo e flauta), Pedro Salvador (guitarra) e Cris Braun (vocalizações), sem que conhecessem as composições previamente, resultando em um processo criativo inovador.

“Esse álbum visual, além da beleza estética e musical, me fez enxergar nossos comportamentos diante de certos desconfortos. Essa coisa toda de compor sendo filmado com outras pessoas que admiramos, mas não temos convivência diária. Experimentamos e aproveitamos tudo ao máximo. Tudo isso se revela nos improvisos", destacou o produtor.

“A obra criada pelo encontro de Dinho, músicos, filme e equipe é fruto de uma vivência de aproximação intensa e de uma metodologia acertada, pautada na improvisação e no jogo criativo. Incrível como cada um encontrava seu próprio espaço sem necessidade de ensaios ou preparativos muito elaborados“, apontou o diretor Glauber Xavier.

A produção conta ainda com direção de arte de Didi Magalhães, direção de fotografia de Flávia Correia e lentes adicionais de Amanda Môa e Fernando Coelho.

O projeto foi realizado com incentivo financeiro do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc. “Iniciativas como essa reforçam a vitalidade da nossa produção cultural, conectando o cinema e a música de uma forma única. Dinho Zampier, junto aos músicos e a equipe, trouxe um brilho especial ao documentário, e é motivo de orgulho para Alagoas apoiar a realização dessa obra”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.

Assista na integra: https://youtu.be/Rt8qlTMzdh4