Roteiro cultural

Das Alagoas, Festival Carambola anuncia primeiras atrações confirmadas e abre venda de ingressos

Por Assessoria 23/08/2024 10h46
Das Alagoas, Festival Carambola anuncia primeiras atrações confirmadas e abre venda de ingressos
Evento realiza sua 8a edição no dia 15 de novembro, em Maceió - Foto: Assessoria

O Festival Carambola, principal evento de artes integradas do estado de Alagoas, anuncia a primeira parte da programação musical de sua 8a edição, que acontece dia 15 de novembro de 2024, em Maceió, na Adepol, a partir das 15:00.

São elas: Liniker (SP), Bandalos Chinos (Argentina), Cavalo de Pau (CE), Coletivo AfroCaeté convida Chau do Pife (AL), Flora (AL) e Juliana Linhares (RN) + Fernanda Guimarães (AL). O primeiro lote de ingressos já está disponível exclusivamente via Ingresse.

Até o ano passado o Carambola acontecia entre os meses de março e abril, mas em 2024 será diferente: pela primeira vez o festival acontece no segundo semestre do ano, especificamente no feriado de 15 de novembro, uma sexta-feira. “Março e abril começaram a se mostrar complexos em termos climáticos, com muita chuva e ventania. Nosso evento é externo, a céu aberto, a gente teve que repensar nisso”, completa a sócia-diretora e diretora de arte do Carambola, Didi Magalhães. “Além disso, o segundo semestre se mostrou mais favorável para nossa pré-produção, tivemos mais tempo para criar linhas de trabalho e captar recursos”, ela explica.

A 8a edição do Carambola homenageia a Mestra Irineia, Patrimônio Vivo de Alagoas, ceramista que vive na região quilombola de Muquém, no interior do estado. Todos os anos o festival traz em sua identidade visual elementos inspirados na vida e obra de grandes personalidades ou riquezas culturais alagoanas, como foi o caso do Mestre Nelson da Rabeca (in memorian), em 2023 e o povoado da Ilha do Ferro, em 2022.

“Escolhemos a Mestra Irineia movidas pelo desejo de homenagear uma mulher em vida. A obra dela já se expandiu para o mundo todo. E também temos uma escultura dela na orla de Maceió. Com o festival, nossa expectativa é que o nome e a estética das cerâmicas da Mestra se propaguem ainda mais pelo Brasil. Temos muito orgulho dela e foi uma felicidade incrível ela ter topado nosso convite. As ‘cabeças’ de Mestra Irineia vão aparecer bastante por aqui”, celebra Didi.

Com sete anos de história e sete edições já realizadas, o Festival Carambola vem colocando Alagoas no mapa da música independente brasileira a partir de sua realização anual. Calcado na diversidade, na sustentabilidade, na representatividade e no impacto social local, a programação do Festival Carambola 2024 desenvolveu uma escalação musical de relevância nacional, evocando o potencial de atração não somente de fãs de música de Alagoas, mas também de outras regiões do Brasil.

“Ainda temos outros nomes para revelar na programação do Carambola deste ano, mas por hora a gente já consegue mostrar para todo mundo o que nossa curadoria vem elaborando nos últimos meses”, aponta Didi. “Nosso intuito é oferecer um leque de vozes e gêneros musicais diversos num só dia de festival, garantido boa música e muita diversão do primeiro ao último show”, ela conclui. Todas as novidades do Festival Carambola serão divulgadas via redes sociais.

O Festival Carambola 2024 tem patrocínio master do Nubank e patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas e Governo de Alagoas. A realização é da Carambola Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura Federal. O evento também conta com apoio do Ibermúsicas e parceria do Movimento Cidade.

Informações de serviço:
Festival Carambola 2024
15 de novembro, Maceió (AL), a partir das 15:00
Ingressos disponíveis via Ingresse
Classificação etária: Livre