Roteiro cultural
Aldo Rebelo lança livro sobre amazônia em Maceió
O jornalista e blogueiro Esmael Moraes escreveu que “a obra de Rebelo é um mergulho profundo na história da Amazônia, destacando eventos históricos marcantes e a importância estratégica da região para o Brasil e o mundo. Disponível em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês), o livro pretende expor uma Amazônia pouco conhecida e discutida. Segundo o autor, a ideia é mostrar as diversas facetas da região, que vão desde a riqueza mineral e biodiversidade até os desafios sociais e econômicos enfrentados pela população local”.
Esmael Moraes é jornalista e advogado e edita o Blog do Esmael com endereço no Paraná, desde 2019, abordando temas nacionais e abrindo espaço para colunistas de todo Brasil. Seu texto sobre o livro “Amazônia: a maldição das Tordesilhas” é o mais completo resumo sobre a obra que será lançada hoje e aqui reproduzimos trechos desse texto dele postado originalmente em 22 de maio de 2024: “O lançamento do livro ocorre em um momento de discussões globais sobre mudanças climáticas e desastres ambientais. A Amazônia, frequentemente chamada de ‘pulmão do mundo’, desempenha um papel vital na regulação do clima global. As contínuas ameaças de desmatamento e exploração predatória colocam em risco não apenas o ecossistema amazônico, mas também a estabilidade climática do planeta”.
Rebelo detalha em seu livro as inúmeras riquezas da Amazônia, como a maior fronteira mineral do mundo, uma vasta biodiversidade e a maior reserva de água doce do planeta. No entanto, ele também chama a atenção para os contrastes sociais presentes na região, pois a Amazônia é marcada por elevados índices de mortalidade infantil, doenças infecciosas, analfabetismo e fome, fatores que compõem uma realidade muitas vezes ignorada nos debates internacionais.
Ao longo dos séculos, a Amazônia despertou o interesse de diversas potências internacionais e Rebelo explora as razões por trás dessa cobiça, desde o período colonial até os dias atuais, quando a região ainda é alvo de disputas e interesses estrangeiros. O autor argumenta que compreender essa história é fundamental para proteger a soberania brasileira sobre a Amazônia e promover um desenvolvimento sustentável.
Aldo Rebelo, alagoano da Viçosa, tem uma longa trajetória na política brasileira, começando pela presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), deputado federal por São Paulo, presidente da Câmara dos Deputados, Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República, ministro em três pastas: Defesa; Ciência, Tecnologia & Inovação; Esporte.
SERVIÇO
Lançamento e noite de autógrafos
• Título: Amazônia, a maldição das Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional
• Local: Auditório Hélio Vasconcelos, Maceió Hotel, Av. Álvaro Otacílio, 2991, Ponta Verde, Maceió/AL
• Quando: Terça-feira, 30 de julho
de 2024
• Horário: Das 19 às 21 horas
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas