Roteiro cultural
Fantasias e muita irreverência: Jaraguá Folia atrai foliões de todas as idades
Cores, brilho, fantasias e irreverência, foi assim que os foliões invadiram a Rua Sá e Albuquerque, no bairro histórico de Jaraguá, no tradicional desfiles de blocos do Jaraguá Folia. A estimativa dos organizadores foi que cerca de 100 agremiações animaram o público.
O Jaraguá Folia se tornou um marco no calendário festivo, não apenas por sua grandiosidade, mas também por sua capacidade de unir a comunidade em torno da celebração da cultura. É uma festa que não só preserva as tradições locais, mas também impulsiona a economia criativa, promovendo a cultura alagoana de maneira única.
Para o diretor da Liga Carnavalesca de Maceió e criador do Jaraguá Folia, o jornalista e historiador Edberto Ticianeli, uma das fortes características da festa é que o foco do evento está no espetáculo. “A maior atração é o desfile de blocos. Acho até que não deveria ter ninguém como assistente dos desfiles; deveriam estar todos desfilando”, disse.
Iniciado em 2001 como uma iniciativa para revitalizar as atividades de bares e restaurantes, o Jaraguá Folia cresceu exponencialmente. O evento, que começou com apenas 10 blocos, hoje conta com mais 200 blocos inscritos.
E os foliões estavam bastante animados na noite dessa sexta-feira (02). A festa foi um encontro de amigos que não se viam há bastante tempo, de famílias. E todos capricharam nos acessórios e costumizações de abadás.
Comoo Carnaval é uma festa democrática, as Prévias não poderia ser diferente, tinha gente de todas as idades unidos pelo mesmo ritmo - o frevo, este que foi destaque em todas as agremiações com as orquestras vindas de todas as regiões de Alagoas.
Mais lidas
-
1Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
2Sucesso da Netflix
Mistério! O que realmente aconteceu com Charmaine em Virgin River?
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Outubro
Vídeo sobre cratera em ponte sobre o Rio São Miguel é antigo e problema foi solucionado no ano passado