Roteiro cultural

Bloco Rasgando Couro Rock Maracatu abre vendas dos abadás com o tema "Nordeste, Minha Nação"

Por Assessoria 28/12/2023 10h50
Bloco Rasgando Couro Rock Maracatu abre vendas dos abadás com o tema 'Nordeste, Minha Nação'
O desfile será realizado no dia 4 de fevereiro de 2024 na orla da Ponta Verde - Foto: Assessoria

A contagem regressiva para o bloco "Rasgando Couro Rock Maracatu" nas prévias carnavalescas de Maceió ganha ritmo com a abertura das vendas dos abadás, a partir desta quinta-feira, dia 28 de dezembro, às 20h. O desfile está marcado para o dia 04 de fevereiro de 2024, domingo, na orla da Ponta Verde, em Maceió-AL.

O tema escolhido para esse ano foi "Nordeste, Minha Nação" e a identidade visual é assinada pela talentosa Myrna Maracajá, artista plástica, pintora e muralista. A proposta é celebrar as raízes culturais da região, promovendo uma experiência única para os foliões.

Os abadás, disponíveis a partir de agora a um preço promocional, não só garantem a participação no desfile como também contribuem para a sustentabilidade do bloco, já que o "Rasgando Couro Rock Maracatu" é totalmente gratuito e sem cordas.

Fernanda Guimarães, idealizadora do coletivo, destaca a escolha do tema, dizendo: "Queremos homenagear a riqueza cultural e a diversidade do Nordeste, nossa terra que é fonte inesgotável de inspiração. O tema "Nordeste, Minha Nação' é um convite para todos se conectarem com as tradições, e, em especial, com a riqueza do maracatu, uma expressão artística e cultural única."

"O Rock Maracatu traz consigo as tradições do maracatu do Nordeste e, em particular, do maracatu alagoano. É uma celebração da nossa cultura, uma mistura pulsante que une o ritmo tradicional do maracatu com a intensidade do rock and roll.", conclui ela.

Em dezembro de 2023, o Rock Maracatu lançou cinco músicas autorais nas plataformas de streaming. Em menos de 30 dias, essas composições alcançaram a expressiva marca de mais de 5 mil visualizações, consolidando o sucesso e a aceitação do público. Essas músicas não são apenas um reflexo do talento do grupo, mas também uma forma das pessoas se conectarem e entrarem no clima carnavalesco e cultural que o bloco proporciona. Conhecer as canções antes do desfile permite que os foliões estejam envolvidos desde o início, cantando e celebrando em sintonia com o RCRM.

O grupo, que surgiu em 2012, atualmente é formado por cerca de 60 componentes, entre batuqueiros de diversos grupos de percussão de Alagoas, como Baque Alagoano, Afrocaeté, Gamgazumba, Maracatodos, Brincantantes, e músicos de harmonia. A vocalista é a cantora alagoana Fernanda Guimarães.


Serviço:
O que? Venda de abadás para o bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu
Quando? A partir de quinta-feira - 28.12.23 - às 20h.
Onde comprar? https://x.gd/G9gBu (Sympla)