Roteiro cultural

Confira a programação completa do Vamos Subir a Serra na Serra da Barriga

Por Assessoria 16/11/2023 11h26
Confira a programação completa do Vamos Subir a Serra na Serra da Barriga
O evento começou no dia 10 e terminou dia 15 na Praça Multieventos, em Maceió - Foto: Divulgação

O Vamos Subir a Serra chega à Serra da Barriga, em União dos Palmares, nesta quinta-feira (16). Por lá, serão mais três dias de atividades. A programação no local símbolo da resistência negra brasileira vai até o dia 18 e conta com inúmeras ações educacionais, culturais e musicais, atraindo alagoanos de todas as regiões e turistas do país inteiro.

O evento começou no dia 10 e terminou dia 15 na Praça Multieventos, em Maceió. A partir desta quinta-feira, dia 16, todos que quiserem prestigiar as atrações do evento terão que, literalmente, subir a Serra da Barriga e aproveitar as atividades pisando o solo sagrado.

A partir de 14h de hoje, haverá a visita guiada, Xirê de Malungos, Pôr do Sol musical, projeção mapeada, formação em educação antirracista, vivência da capoeira, troca de saberes ancestrais e muito mais.

"Esperamos que o mesmo sucesso de público registrado em Maceió também aconteça na Serra da Barriga. Por isso esperamos e reforçamos o convite para que a população de União dos Palmares, estudantes, professores e autoridades do município prestigiem as atividades na Serra da Barriga, que serão emocionantes", destacou a coordenadora do Projeto Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes.

Confira a programação completa na Serra da Barriga, em União dos Palmares


16/11 – MALUNGOS E ERÊS ABRAÇANDO PALMARES

14H - Palmares In Loco Especial com o guia de afroturismo Helcias Pereira e grupo cultural Inaê
15h30 – Xirê de Malungos – Lagoa dos Negros, com Kabengele Munanga (Antropólogo e professor brasileiro-congolês, especialista em antropologia da população afro-brasileira; com Lepê Correia (jornalista, radialista, psicólogo, mestre em literatura e interculturalidade, doutor em educação Abórisá, Poeta, escritor e pesquisador das culturas Afro e Brasileiras); e com a mediação de Danilo Marques (historiador e coordenador do Neabi Ufal.
16h – Pôr do Sol no Mirante, com Naná Martins
19h – Projeção mapeada – Saravá!, com participação do grupo cultural Inaê

17/11
08h – Malungos e Erês - Mushaká
08h30 - Palmares In Loco Especial com o guia de afroturismo Helcias Pereira
10h – Vivência da Capoeira com os Erês, com o mestre Besourão
10h e 12h – Formação: Educação antirracista, com Alycia Oliveira, mestra em Geografia PPGG/Ufal, professora de Geografia, coordenadora da Bancada Negra
13h30 – Palmares in loco para professores, com o guia de afroturismo Helcias Pereira
14h – Coral do Sinteal em canto
15h às 17h – Formação – Educação antirracista, com Alycia Oliveira, mestra em Geografia PPGG/Ufal, professora de Geografia, coordenadora da Bancada Negra

18/11
10h – Troca de saberes ancestrais – as ervas curam, com Yá Cláudia de Oyrá (Yákekerê do Grupo União Espírita Santa Bárbara
12h – Olubajé
14h – Encontro de Saberes – Terreiros, espaços de cuidado e acolhimento, com Mãe Cristina D’Oxum (líder religiosa do Ilê Ase Iyalode Oyo e Renafro SP, conselheira da comunidade Negra do Estado de São Paulo)
16h – Encerramento – Xirê cultural