Roteiro cultural
Mostra Sururu lança formulário inédito para mapeamento de filmes alagoanos com recursos de acessibilidade
Inclusão! Essa é uma das grandes novidades da 14ª Mostra Sururu de Cinema, que na edição de 2023, realiza um mapeamento inédito de filmes alagoanos com acessibilidade.
A ação tem a colaboração do Alagoar (www.alagoar.com.br) e busca incentivar o cinema alagoano a disponibilizar filmes com recursos de acessibilidade para pessoas PcD (Pessoas com Deficiência): audiodescrição, Libras e legenda descritiva.
Conforme a organização da Mostra Sururu, a proposta incentiva as produções cinematográficas alagoanas para que elas sejam mais acessíveis e inclusivas para todas as pessoas, pois “ir ao cinema nem sempre é uma tarefa simples quando os espectadores são pessoas com deficiência”, explica a produtora executiva da mostra, Renah Berindelli.
Para inscrever filmes com recursos de acessibilidade, os realizadores audiovisuais poderão acessar o formulário disponível no link: https://abre.ai/mapeamento-inc... cadastramento pode ser realizado, de forma simples e rápida, por um ou uma integrante da equipe da obra (diretor/a, produtor/a executivo/a etc). Os filmes inscritos poderão conter os seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, janela de Libras e legenda descritiva.
Importante ressaltar que não serão consideradas no mapeamento obras publicitárias ou que tenham caráter inteiramente institucional.
Os filmes da Mostra Sururu são exibidos no Centro Cultural Arte Pajuçara, um espaço com cinema acessível, elevadores e banheiros adaptados, sala com cadeiras reservadas para cadeirantes e acompanhantes, pessoas obesas e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, no Centro Cultural Arte Pajuçara também há aplicativos para exibição de filmes com audiodescrição e Libras.
O acompanhamento das ações da 14ª Mostra Sururu pode ser realizado através da página @mostrasururu no Instagram e do site www.mostrasururu.com.br.
A 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com produção da Sambacaitá. A mostra tem o patrocínio do Governo de Alagoas - Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; apoio cultural do Sesc Alagoas e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e tem a parceria do Alagoar, do Cine Arte Pajuçara, da Cardume e da Permear Acessibilidade.
Mais lidas
-
1Cidade Universitária
Mulher é morta durante assalto na parte alta de Maceió após tentar fugir de criminosos
-
2AVANÇO DO MAR
O balneário de Atafona está desaparecendo com o avanço do mar
-
3Decisão
Caixa: bancários de Alagoas decidem entrar em greve a partir de quinta-feira
-
4Acidente automobilístico
Há 40 anos, Alagoas perdia Selma Bandeira
-
5O Retorno dos Vingadores
Avengers: Endgame: Encore terá cinco versões nos cinemas





