Roteiro cultural
Mostra Sururu lança formulário inédito para mapeamento de filmes alagoanos com recursos de acessibilidade
Inclusão! Essa é uma das grandes novidades da 14ª Mostra Sururu de Cinema, que na edição de 2023, realiza um mapeamento inédito de filmes alagoanos com acessibilidade.
A ação tem a colaboração do Alagoar (www.alagoar.com.br) e busca incentivar o cinema alagoano a disponibilizar filmes com recursos de acessibilidade para pessoas PcD (Pessoas com Deficiência): audiodescrição, Libras e legenda descritiva.
Conforme a organização da Mostra Sururu, a proposta incentiva as produções cinematográficas alagoanas para que elas sejam mais acessíveis e inclusivas para todas as pessoas, pois “ir ao cinema nem sempre é uma tarefa simples quando os espectadores são pessoas com deficiência”, explica a produtora executiva da mostra, Renah Berindelli.
Para inscrever filmes com recursos de acessibilidade, os realizadores audiovisuais poderão acessar o formulário disponível no link: https://abre.ai/mapeamento-inc... cadastramento pode ser realizado, de forma simples e rápida, por um ou uma integrante da equipe da obra (diretor/a, produtor/a executivo/a etc). Os filmes inscritos poderão conter os seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, janela de Libras e legenda descritiva.
Importante ressaltar que não serão consideradas no mapeamento obras publicitárias ou que tenham caráter inteiramente institucional.
Os filmes da Mostra Sururu são exibidos no Centro Cultural Arte Pajuçara, um espaço com cinema acessível, elevadores e banheiros adaptados, sala com cadeiras reservadas para cadeirantes e acompanhantes, pessoas obesas e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, no Centro Cultural Arte Pajuçara também há aplicativos para exibição de filmes com audiodescrição e Libras.
O acompanhamento das ações da 14ª Mostra Sururu pode ser realizado através da página @mostrasururu no Instagram e do site www.mostrasururu.com.br.
A 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com produção da Sambacaitá. A mostra tem o patrocínio do Governo de Alagoas - Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; apoio cultural do Sesc Alagoas e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e tem a parceria do Alagoar, do Cine Arte Pajuçara, da Cardume e da Permear Acessibilidade.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
5Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show