Roteiro cultural

Escritor alagoano em exposição no Museu do Amanhã (RJ)

Por Assessoria 31/07/2023 14h21
Escritor alagoano em exposição no Museu do Amanhã (RJ)
Arthur Cavalcante lança conto baseado no Auto de Guerreiros - Foto: Assessoria

Sai-Fai: Ficção Científica à Brasileira é o nome da coletânea que envolve 19 autores de todo o Brasil, que deram vida a realidades alternativas através da ficção científica. Os trabalhos são o fruto de uma oficina promovida em 2021 pelo Laboratório de Atividades do Amanhã -LAA, e a exposição apresenta os contos concebidos nesse processo criativo, agora levando-os ao espaço único do museu.

Arthur Cavalcante, escritor natural de Arapiraca e doutor em Escrita Criativa, teve seu conto contemplado na oficina e, agora, em exibição no Rio de Janeiro. “Meu conto, Vitae-Historia, aborda o Auto de Guerreiros alagoano em um mundo onde objetos são fundamentais para revelar a vivência de quem os possui. E dois irmãos disputam, no tribunal, as realidades alternativas a partir de uma coroa de Guerreiro”, explica.

O título, Vitae-Historia, faz referência a um procedimento tecnológico usado na trama, que em latim significa “história da vida”. Os dois irmãos se utilizam dessa tecnologia para disputar a herança familiar diante da acirrada intriga que envolve os advogados e a juíza.

Os contos foram ilustrados por dez artistas visuais e transformados em um livro digital, disponível para apreciação no espaço expositivo. A experiência imersiva da mostra traz também narrativa sonora, videoarte e a experiência de realidade aumentada chamada "Herança", desenvolvida pelo coletivo 2050.

Arthur Cavalcante trabalha com literatura e cultura regional há anos. “É impressionante como o Guerreiro é riquíssimo, e tem um potencial infinito para a criação de novas histórias”, o autor esclarece. Em 2020, lançou o drama Labirinto de Escombros, que também aborda o Guerreiro. Em 2022, relançou a fantasia épica Mestre de Guerreiro: entre a coroa e a flecha, baseada nos escritos de Théo Brandão para dar vida aos personagens. E, em 2023, concluiu seu doutorado em Escrita Criativa (PUCRS) com a tese Guerreiros de Cetim, uma fantasia urbana que aborda o Auto de Guerreiros sob outra perspectiva, e ainda sem data para publicação.

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Arthur Cavalcante ministra aulas de Escrita Criativa e de Roteiro Cinematográfico. Para mais detalhes, bastidores do livro e outras obras do autor, acesse o Instagram: @arthur_escritor.

Os outros autores da coletânea são: Giu Yukari Murakami, Davenir Viganon, Gyulia Félix, Carol Ribeiro, Pedro Drable, Márcio Moreira, Juliane Vicente, Daniel Rosa, thalles, Ghab Rod, Oziel Herbert, Adonias Pimenta Jr., Carlus Cantoni, Nina Ladeia, Geo Amaral, Elisa Ferreira, Bia Sá, Brunno Apolonio

A exposição Sai-Fai: Ficção Científica à Brasileira estará aberta ao público do dia 25 de julho até 12 de novembro, no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). Visite o site oficinal do evento: https://museudoamanha.org.br/pt-br/sai-fai