Roteiro cultural
'Hoje é dia de Hip Hop' retorna e é atração no anexo ao Deodoro nesta sexta (31)
Depois do Ballet a Serviço da Educação, Quarta Eruditas e Jazz Panorama ao Vivo, entra em cena mais um projeto parceiro da Diretoria de Teatros do Estado do Alagoas (Diteal). É o Hoje é Dia de Hip Hop, evento realizado sempre na última sexta-feira de cada mês. A edição de retorno será nesta sexta (31), a partir das 14h, no pátio em frente ao Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, com entrada na faixa, não paga nada!
O evento, promovido em parceria com o coletivo Nois q Faiz, um dos maiores fomentadores da cultura Hip Hop da capital alagoana, traz a cultura, que faz arte no ônibus, na rua, nas praças e na periferia, para dentro do Complexo Cultural Teatro Deodoro há mais de três anos, reafirmando o compromisso de democratização e acesso ao espaço.
"O Hoje é dia de Hip Hop já é um evento mais que consolidado em nossa grade de atividades. É e sempre será um compromisso desta casa trazer a cultura da comunidade para dentro dos nossos espaços, que também é deles, porque essa cultura salva muitos jovens e esse é o maior pagamento que uma gestão compromissada com a cidadania e apaixonada por arte pode ter", destaca Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.
O Coletivo Nois q Faiz já é um importante parceiro da Diteal, tendo realizado diversas ações ao longo desta parceria. Uma delas é a Mostra Alagoana da Cultura Hip Hop, ação que acontece dentro das comemorações de aniversário do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, inclusive com edições durante o período de pandemia, tendo o Fernando Rosendo "Nando", ou 'MC Tribo', vocalista da banda Favela Soul, como um dos responsáveis.
"O sentimento é de muita felicidade em estar de volta com as atividades do Hoje é dia de Hip Hop no calendário de atividades da Diteal, o que podemos considerar como uma grande conquista para o movimento local da cultura Hip Hop", comemora Nando.
"Já são três anos de encontros mensais onde todos podem vivenciar o Hip Hop da melhor forma, desde os jovens artistas que aproveitam o espaço para se apresentar, participando das batalhas de rimas e batalhas de Break, até o público que tem a oportunidade de conviver e conhecer mais desse movimento que só cresce em todo o país, então para nós o sentimento é de muita alegria e estamos ansiosos por nossos encontros", completa Nando.
O evento é bastante diverso, já que a programação inclui uma apresentação de artistas da cena Hip Hop local e de outras partes do estado, palco aberto para qualquer pessoa que esteja presente e queira mostrar sua arte, como música, rima, poesia, e as tão famosas batalhas, de Break Dance e a Batalha Marginal, concurso de rimas no estilo livre, essa segunda funcionando como seletiva para participação em etapas nacionais do segmento.
Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal, enaltece o retorno do Hoje é dia de Hip Hop e conta que essa retomada do projeto mostra a força de um trabalho de importância inquestionável no cenário local, além de mostrar o quanto um espaço público tem que entender a dimensão do se fazer ocupar por todas as "tribos".
"Agregar, construir e fortalecer. Mostrar a força das parcerias e o poder em se permitir e compreender o abraço à comunidade de maneira democrática e estar à disposição dos fazedores de arte local, nas suas mais diversas manifestações é o compromisso de qualquer gestor, além de estar atento à cidade como um todo, ao seu som, sua dança, seu corpo", reforça Holanda.
Serviço:
O que: Evento Hoje é dia de Hip Hop
Quando: Nesta sexta-feira, 31, às 14h
Onde: Pátio em frente ao Teatro de Arena, anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió
Entrada gratuita
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém