Roteiro cultural
Maceió recebe o Festival Movimento Cidade em colaboração com o Festival Carambola
No sábado, 8 de outubro, Maceió sediará pela primeira vez o Festival Movimento Cidade (ES), que em parceria com o Festival Carambola (AL) promoverá mesas sobre o mercado cultural e economia criativa. O evento é totalmente gratuito e contará com atividades diversas, como palestras, oficinas e apresentações musicais, numa programação diversa que começará às 09 horas, na ETA - Escola Técnica de Artes da UFAL (Praça Sinimbu, 206, Centro). Acesse mais informações no site do Movimento Cidade.
O núcleo criativo do festival alagoano Carambola, com apoio do SEBRAE-AL, convidou outros produtores e agentes culturais, de Alagoas e também de outros estados brasileiros, para uma série de três mesas que visam o compartilhamento de experiências sobre a cadeia produtiva do mercado da música independente no Brasil.
A ideia do Carambola com estas trocas visa a geração de novas conexões de artistas e projetos alagoanos com outros festivais e cenas brasileiras. As mesas do Festival Carambola, dentro do Festival Movimento Cidade, estão dispostas assim:
“Nova Graxa: comunicação e carreiras da cadeia produtiva da música independente”: Com Izabela Costa (assessora de imprensa do Festival Carambola/SP); Bia Bem (CEO da Bem Sonora, agência de social media e marketing digital/BA) e Fernanda Guimarães (cantora, compositora e produtora cultural/AL); A temática desta conversa vai abordar funções e ofícios dos bastidores da música que não costumam ser tão conhecidos e fomentados dentro deste setor, mas que possuem grande oferta de oportunidades e demandas de contratação por parte de artistas e festivais.
"Música e Turismo: Alagoas no mapa dos festivais brasileiros": Com Lili Buarque (sócia-diretora do Festival Carambola) e Karol Nascimento (líder do coletivo cultural SANTA+ e idealizadora do Festival MCZ Na Rua/AL); Mediação de Laís Falcão; A partir de iniciativas independentes, que valorizam a cultura e artistas de Alagoas, festivais locais vêm alçando o estado como um novo destino turístico nacional, pautado agora também na música. Nesta conversa a mesa discutirá como a cena alagoana vem se beneficiando dessas programações e quais os principais desafios de introduzir Alagoas no mapa da atual música brasileira independente.
"A cidade como personagem: narrativas sobre a experiência urbana no cinema": Com Tuca Siqueira (roteirista e diretora/PE) e Maysa Reis (fundadora do Filmes das Piabas/AL); Mediação de Luiza Leal (artista audiovisual/AL); Para além da contextualização geográfica, as cidades desempenham funções dramáticas potentes dentro de uma obra audiovisual. A mesa se propõe a discutir de que forma a vivência urbana de diferentes mulheres afeta e é afetada pela sua produção artística, tecendo um panorama das cidades no cinema brasileiro contemporâneo
Para completar o dia de oficinas, exposições, intervenções artísticas e bate-papos a edição do MC.Roda encerra sua primeira passagem em Maceió com shows de artistas locais e nacionais. Passarão pelo Palco Carambola: Naty Barros, cantora e compositora arapiraquense, Cesar MC, rapper capixaba, Deejay Barão, DJ paulistano influente no cenário de discotecagem alagoano, e Luedji Luna, cantora baiana e grande nome da nova MPB.
O Carambola é pautado na diversidade e estimula o desenvolvimento e promoção de novos artistas e bandas alagoanas a partir das suas iniciativas, e também da colaboração com outros projetos independentes, como por exemplo a recente “Noite Coala Convida Carambola”, realizada em São Paulo, no último mês de Agosto, numa festa com dois shows produzida pelo Carambola em parceria com o Coala Festival (SP).
Sobre este momento inédito, de receber mais um novo parceiro, e desta vez em Maceió, a sócio-diretora do Carambola e produtora cultural, Lili Buarque, diz: “É uma alegria perceber Maceió como um novo destino cultural, um espaço efervescente para quem quer discutir e pensar em novas tendências, seja na música, no cinema ou em outras linguagens artísticas. Poder trocar com o pessoal do Movimento Cidade tem sido uma experiência enriquecedora e esperamos que seja assim também para o público. Nossas mesas são, essencialmente, sobre trabalhar junto e fazer as coisas acontecerem de modo coletivo, espero que a plateia embarque nessa ideia com a gente também”, conclui.
Sobre o Festival Carambola
O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, com o foco principal na música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows em Maceió, atualmente o festival já ocupa parte da área externa de um shopping center na capital alagoana, contabilizando, até 2022, seis edições realizadas. Pautada na diversidade, a curadoria do Carambola busca pela promoção e divulgação de novos artistas e bandas alagoanas, priorizando em suas escalações projetos que refletem questões raciais e também da comunidade LGBTQIA+, entre outras. Liderado por duas mulheres - a produtora cultural e musicista Lili Buarque e a artista plástica e diretora de arte Didi Magalhães -, o Carambola visa ressaltar a cultura popular alagoana e colocar Maceió de vez no mapa da música independente brasileira da atualidade.
Sobre o Movimento Cidade
O MC é um movimento de diversidade urbana que se interessa pela dinâmica dos centros urbanos a partir das linguagens de cinema, música, performance e debates temáticos, além de outras atividades de formação artística e cultural. É um movimento que está em sua quarta edição e se propõe a provocar a relação das pessoas com os territórios em que habitam, e pautar temas como: mobilidade urbana, ocupação e esvaziamento de espaços públicos, novas tecnologias, economia criativa, processos participativos, protagonismo de comunidades, representatividade urbana, cidade e consumo, o corpo na cidade, cidades humanas e inteligentes.
MC.Roda + Festival Carambola - Serviço:
Espaço multiplataforma de exibições itinerantes do Movimento Cidade
Sábado, 8 de outubro de 2022
09h00 às 00h00
Escola Técnica de Artes (ETA) - Praça Sinimbu, 206, Centro, Maceió, AL, CEP: 57020-590
Ingressos: Entrada franca
Mais lidas
-
1Penedo
Morre Carminha, uma das primeiras personagens de Carlinhos Maia na época dos vídeos na Vila Primavera
-
2Vem aí!
Quando Bahar descobre que Sarp está vivo em 'Força de Mulher'?
-
3Tragédia
Acidente em rodovia de Pernambuco deixa dois alagoanos mortos
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Mineração
Royalties: Craíbas recebe sete vezes mais que Maceió