Política
Agosto lilás: Samyra defende autonomia financeira como ferramenta para combater a violência contra a mulher
No mês dedicado a conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, a candidata a deputada federal, Samyra do Basto (PSD) defende que o combate a esse tipo de violência também passa pela criação de condições para que as mulheres tenham autonomia financeira e possam reconstruir suas vidas com segurança e independência.
Para Samyra, políticas de proteção precisam estar associadas a iniciativas de qualificação profissional, geração de emprego e renda e acesso a oportunidades, especialmente para mulheres que vivem fora dos grandes centros. A avaliação é de que a dependência econômica pode se tornar um dos fatores que dificultam a saída de relacionamentos abusivos.
“Nenhuma mulher deveria permanecer em uma relação violenta porque não tem condições financeiras de reconstruir a própria vida. Precisamos criar oportunidades para que ela tenha independência, possa trabalhar, gerar sua própria renda e saiba que terá apoio do poder público para recomeçar”, afirma Samyra.
A discussão ganha ainda mais relevância diante dos números da violência contra a mulher em Alagoas. Dados apontam que 36% das mulheres alagoanas sofreram abusos nos últimos 12 meses, mas não os reconheceram espontaneamente como violência doméstica ou familiar, de acordo com o levantamento do DataSenado.
Em 2025, o Estado também registrou 30 feminicídios segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Na avaliação de Samyra, o enfrentamento precisa envolver uma rede integrada, reunindo áreas como saúde, assistência social, segurança pública, qualificação profissional e geração de renda. Para ela, não basta garantir mecanismos de denúncia: é necessário assegurar que, depois de romper com uma situação de violência, a mulher tenha condições concretas de seguir em frente.
O fortalecimento dessa rede também deve alcançar os municípios do interior, onde o acesso a serviços especializados e oportunidades de trabalho e renda pode ser mais limitado. A proposta defendida por Samyra é ampliar políticas que combinem proteção, acolhimento e oportunidades para que mulheres em situação de vulnerabilidade possam construir uma nova trajetória, sendo uma pauta permanente da candidata a deputada federal.
Mais lidas
-
1Suspense policial espanhol
Colisão Implacável explicado: o que realmente acontece no final confuso do filme da Netflix?
-
2Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
3Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
4Sertão de Alagoas
Pai de suspeito de feminicídio diz que dívida de R$ 1,5 mil teria motivado assassinato em Santana do Ipanema
-
5Nota de esclarecimento
Laudo aponta mais de 20 golpes de faca no corpo de mulher assassinada em Santana do Ipanema




