Política
'Pesquisa sinaliza a virada da eleição', afirma Renan Filho
Candidato do MDB aparece com 42% das intenções de voto, ante 40% de JHC, e afirma que vai intensificar contato com os eleitores
O candidato ao Governo de Alagoas Renan Filho (MDB) afirmou, nesta terça-feira (25), que o resultado da primeira pesquisa Quaest divulgada após o início oficial da campanha sinaliza uma “virada da eleição”. Em entrevista à TV Asa Branca (Globo), pela manhã, ele destacou que aparece à frente de João Henrique Caldas, o JHC (PSDB), e disse que vai intensificar o contato com os eleitores até outubro.
“A pesquisa sinaliza a virada da eleição, porque eu passei três anos e meio no Ministério e enquanto o outro grupo vivia em campanha. A gente agora precisa intensificar o passo, conversar com as pessoas”, afirmou Renan Filho.
No levantamento Quaest, Renan Filho aparece com 42% das intenções de voto, contra 40% de JHC. Lenilda Luna (UP) tem 1% e Márcio Jambo (Democrata) não pontuou. Indecisos representam 10% e brancos e nulos, 7%.
Para Renan Filho, a disputa colocará em comparação sua experiência administrativa e o histórico de entregas de seus governos com as propostas dos adversários. “Essa campanha é a campanha do certo contra o duvidoso, é a campanha do planejamento contra o atalho, é a campanha da verdade contra a mentira”, declarou.
O candidato citou hospitais, estradas, Creches Cria e o Cartão Escola 10 entre as ações realizadas quando governou Alagoas. Renan Filho também reagiu ao que classificou como disseminação de fake news durante a campanha. “As fake news que eles tentam propagar o tempo inteiro não se sustentam”, afirmou.
Agenda
Nesta terça-feira, o candidato segue cumprindo agenda no Agreste. Renan Filho participa de atividade de campanha em Lagoa da Canoa, às 16h, e, depois, segue para São Sebastião, onde tem compromisso marcado para as 18h.
Ao falar da região, lembrou a duplicação da rodovia entre Maceió e Arapiraca, realizada durante seu governo, que, segundo ele, “proporcionou um salto para o Agreste”. Renan Filho também antecipou propostas para um novo ciclo de investimentos em segurança pública. Entre as medidas defendidas estão o uso de inteligência artificial, investimentos na investigação e no Instituto de Criminalística e ações de combate à violência contra a mulher.
Na área do funcionalismo, prometeu ampliar a realização de concursos públicos. “Eu vou fazer o maior ciclo de concursos, dar consequência aos concursos que o governador Paulo Dantas também está fazendo”, afirmou.
A pesquisa Quaest ouviu 804 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto. Contratado pela Elo Comunicação Ltda., o levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob o número AL-05503/2026.
Mais lidas
-
1Suspense policial espanhol
Colisão Implacável explicado: o que realmente acontece no final confuso do filme da Netflix?
-
2Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
3Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
4Sertão de Alagoas
Pai de suspeito de feminicídio diz que dívida de R$ 1,5 mil teria motivado assassinato em Santana do Ipanema
-
5Nota de esclarecimento
Laudo aponta mais de 20 golpes de faca no corpo de mulher assassinada em Santana do Ipanema




