Política
TRE/AL e OAB Alagoas discutem ações do Observatório Eleitoral para as Eleições 2026
Iniciativa também tem entre seus objetivos o combate à desinformação e a defesa da segurança do sistema eletrônico de votação
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Alcides Gusmão da Silva, reuniu-se, nesta segunda-feira (24), com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, e com o advogado Everaldo Patriota para discutir as ações do Observatório Eleitoral da entidade com foco nas Eleições 2026.
Durante o encontro, foram abordadas possibilidades de atuação conjunta e de fortalecimento do diálogo entre as instituições durante o período eleitoral. O Observatório Eleitoral funciona como um canal para o recebimento de denúncias de irregularidades relacionadas ao pleito, que são analisadas e, conforme a natureza da demanda, encaminhadas aos órgãos competentes. A iniciativa também tem entre seus objetivos o combate à desinformação e a defesa da segurança do sistema eletrônico de votação.
Para o presidente do TRE/AL, a participação de instituições da sociedade civil contribui para ampliar a transparência e a confiança no processo eleitoral. “A OAB é uma importante aliada da Justiça Eleitoral e tem um papel fundamental no acompanhamento das eleições. Iniciativas como o Observatório ampliam os canais de participação da sociedade e contribuem para que possamos atuar de forma integrada na defesa da normalidade, da segurança e da transparência do processo eleitoral”, destacou o desembargador Alcides Gusmão.
Espaço para escuta e encaminhamento de denúncias
“O Observatório Eleitoral é uma ferramenta de participação cidadã e de fortalecimento da democracia. A OAB Alagoas quer contribuir de forma efetiva com a Justiça Eleitoral, oferecendo à sociedade mais um espaço de escuta, orientação e encaminhamento de denúncias. Essa parceria com o TRE/AL é fundamental para somarmos esforços em favor de eleições seguras, transparentes e marcadas pelo respeito às regras e à livre manifestação da vontade do eleitor”, destacou o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes.
Mais lidas
-
1Suspense policial espanhol
Colisão Implacável explicado: o que realmente acontece no final confuso do filme da Netflix?
-
2Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
3Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
4Sertão de Alagoas
Pai de suspeito de feminicídio diz que dívida de R$ 1,5 mil teria motivado assassinato em Santana do Ipanema
-
5Nota de esclarecimento
Laudo aponta mais de 20 golpes de faca no corpo de mulher assassinada em Santana do Ipanema




