Política
CAU/AL fará contribuições técnicas sobre o Plano Diretor aos vereadores de Maceió
Em reunião na Câmara Municipal, conselho alinha a entrega de propostas especializadas para o parlamento
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) vai apresentar aos vereadores da capital um conjunto de contribuições técnicas especializadas para a revisão do Plano Diretor de Maceió.
O alinhamento para a entrega do material aos parlamentares foi feito no último dia 20, durante reunião na Câmara de Vereadores, entre o presidente Chico Filho e os representantes do Grupo de Trabalho (GT) do Plano Diretor do Conselho.
A iniciativa busca garantir que as análises e os pareceres feitos pelos arquitetos e urbanistas subsidiem de forma qualificada as decisões legislativas sobre a atualização da principal lei de desenvolvimento urbano da cidade. A pedido do próprio presidente Chico Filho, a apresentação das análises do GT vai acontecer antes das audiências públicas sobre o Plano Diretor. A primeira reunião técnica entre o Grupo de Trabalho do CAU/AL e os vereadores da capital está agendada para o dia 3 de junho.
Para o presidente do CAU/AL, Geraldo Majela Faria, a agenda com o parlamento é importante para aprimorar a revisão do Plano Diretor de Maceió. "É de extrema importância garantir o espaço qualificado para as contribuições técnicas do Conselho e dos especialistas nos debates sobre o Plano Diretor. Nosso grupo de trabalho se debruçou sobre vários pontos da minuta e trará para o parlamento o ponto de vista técnico no intuito de planejar uma cidade melhor para todos", defendeu Faria.
Além do presidente do CAU/AL, a reunião com o presidente da Câmara contou com a participação do conselheiro Airton Omena Junior, pesquisador no campo de Urbanismo e Meio Ambiente, o gerente geral Norlan Dowell e o assessor especial do conselho, Alexandre Vasconcelos.
Pelo GT do Plano Diretor, estavam as especialistas Ana Paula Acioli e Mariana Lôbo (ambas da área de Planejamento Urbano) e Diva Carolina Assis (especialista em Acessibilidade). O Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB/AL) também esteve representado no encontro pelo arquiteto Jonathan Albuquerque, especialista em Arquitetura da Paisagem e Habitação Social.
Programada para anteceder o calendário das audiências públicas legislativas, a reunião servirá como um fórum concentrado para que o GT detalhe suas propostas, apontamentos e questionamentos ao texto. Paralelamente, o CAU/AL ratificou o compromisso de manter sua participação ativa nas audiências gerais a serem promovidas posteriormente pela Câmara e sugeriu que estas fossem divididas por temas, a fim de melhorar a dinâmica.
Aproveitando o diálogo direto com a Presidência da Câmara, o presidente do CAU/AL levou ao Legislativo a necessidade urgente de realização de concurso público para provimento de vagas efetivas de arquitetos e urbanistas na estrutura da Prefeitura de Maceió.
Atualmente, o desfalque destes profissionais técnicos impacta áreas cruciais da gestão urbana, como os setores de licenciamento edilício e ambiental, fragilizando a eficiência administrativa, a segurança jurídica e a sustentabilidade do crescimento do município.
Leia também
IAB/AL Arquitetos estranham urgência no Plano Diretor de Maceió Chico Filho Presidente da Câmara de Vereadores de Maceió afirma que plano diretor não vai ficar na gaveta Instituto de Arquitetos IAB Alagoas alerta para riscos na revisão do Plano Diretor de Maceió Lagoa da Anta Megaprojeto de torres volta à carga uma semana depois do novo Plano Diretor de Maceió Neste sábado JHC entrega Plano Diretor Participativo de Maceió Próximos anos Confira mais detalhes do Plano Diretor Participativo de Maceió Maceió Plano Diretor proíbe Braskem de explorar economicamente áreas diretamente afetadasMais lidas
-
1Suspense policial espanhol
Colisão Implacável explicado: o que realmente acontece no final confuso do filme da Netflix?
-
2Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
3Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
4Sertão de Alagoas
Pai de suspeito de feminicídio diz que dívida de R$ 1,5 mil teria motivado assassinato em Santana do Ipanema
-
5Nota de esclarecimento
Laudo aponta mais de 20 golpes de faca no corpo de mulher assassinada em Santana do Ipanema




