Política
TRE de Alagoas inicia campanha de incentivo à participação de mesários voluntários
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) inicia campanha local para o chamamento de mesárias e mesários voluntários para atuarem nas Eleições Gerais de 2026.
O cadastro no Programa Mesário Voluntário pode ser feito no portal do Tribunal (www.tre-al.jus.br), no aplicativo e-Título ou presencialmente, em qualquer cartório eleitoral do Estado.
Além de prestar um importante serviço à democracia, os mesários contam com benefícios como auxílio-alimentação no dia da eleição, dois dias de folga para cada dia trabalhado (incluindo o período de treinamento), possibilidade de vantagem em caso de empate em concurso público, quando previsto em edital, e validação de horas complementares para estudantes universitários. Em Alagoas, também podem ter isenção nas taxas de inscrição dos concursos públicos estaduais.
Como funciona a inscrição
No portal do TRE de Alagoas, os interessados devem preencher um formulário com seus dados. Em seguida, a solicitação será analisada pelo cartório eleitoral, que verificará a existência de vaga na seção em que o eleitor vota, no mesmo local de votação ou em local próximo. Havendo disponibilidade e inexistindo impedimentos, o voluntário poderá ser convocado.
Podem se inscrever para atuar como mesária ou mesário pessoas com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Não podem atuar como mesárias e mesários candidatas e candidatos, seus cônjuges e parentes até o segundo grau, integrantes de diretórios de partidos políticos ou federações com função executiva, autoridades e agentes policiais, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo, pessoas que integrem o serviço eleitoral, menores de 18 anos e agentes de segurança penitenciária, de escolta e vigilância penitenciária, além de guardas civis municipais, mesmo que a título voluntário.
Mais lidas
-
1Feriado
Alagoas celebra 209 anos de emancipação com feriado estadual proposto por Silvio Camelo
-
2Horários especiais
Feriado de 16 de setembro altera funcionamento de escolas e órgãos públicos em Alagoas
-
3Eleições 2026
Investigação da PF confirma responsabilidade de JHC em repasses do Iprev ao Banco Master
-
4Financiamento
Empreendedores de Alagoas terão R$ 3,2 bilhões do FNE em 2027
-
5Contagem regressiva!
A Fazenda 18: quem são as celebridades por trás das pistas?




