Política

PL racha em apoio às pretensões de JHC

Vereador Leonardo Dias é crítico à conduta do ex-prefeito, pré-candidato ao governo, enquanto outros integrantes do PL apoiam

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Hoje 07/05/2026 08h16 - Atualizado em 07/05/2026 08h44
PL racha em apoio às pretensões de JHC
Vereador Leonardo Dias é crítico de João Henrique Caldas enquanto Luciano Marinho, no PL, tende a apoiar o ex-prefeito da capital - Foto: Assessoria

O vereador Leonardo Dias, presidente do Partido Liberal (PL), em Maceió, tem sido um crítico do ex-prefeito JHC (PSDB), bem como tem apontado as suas contestações à gestão do prefeito Rodrigo Cunha (Podemos). As críticas do parlamentar, entretanto, também mostram que existe um racha no PL após a saída de JHC do partido, que agora intensifica nos municípios a sua pré-campanha ao Governo do Estado.

Esta semana, Leonardo Dias usou tanto as suas redes sociais quanto a tribuna da Câmara Municipal para criticar a articulação política envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O vereador acusa a gestão do prefeito Rodrigo Cunha de usar a pasta como moeda de troca partidária, o que ampliou o clima de tensão dentro do PL e expôs divergências sobre o posicionamento da legenda na disputa pelo governo.

Leonardo Dias afirma que a área educacional da capital estaria sendo impactada por acordos partidários. “A educação de Maceió caiu nas mãos da esquerda. Entenda como o futuro dos seus filhos virou uma moeda de troca política. O prefeito Rodrigo Cunha acaba de entregar a Secretaria da Educação de Maceió para o PDT por conta da aliança política entre o JHC e Ronaldo Lessa”, declarou.

O vereador segue criticando a mudança na condução da pasta. “Não é apenas uma troca de secretário, mas uma mudança de linha de trabalho, de prioridades e, sobretudo, de valores. O novo secretário é o presidente do PDT, um partido que entrou na Justiça para defender a presença de crianças em parada LGBT e que foi ao STF contra a lei que proíbe o ensino de ideologia de gênero nas escolas. Ou seja, o PDT defende a inserção desse tipo de conteúdo no ambiente escolar”, afirmou.

Na sequência, ele questiona os impactos da decisão: “E aí fica a pergunta: é esse o tipo de influência que você quer na formação do seu filho? É isso que a educação de Maceió passará a defender a partir de agora?”.

Leonardo Dias também criticou a saída do antigo titular da pasta. “Como se não bastasse retirar um secretário que apresentava bons resultados apenas para satisfazer um acordo político, essa mudança traz um alerta sério a todos nós. Quem perde com isso é você, é o seu filho, é a qualidade do ensino municipal. Educação não pode virar moeda de troca”, disse, ao pedir que o conteúdo fosse compartilhado e incentivando denúncias em casos que envolvam crianças.

SEM DEFINIÇÃO

Em contato com a reportagem da Tribuna Independente, o presidente municipal do PL afirmou que o partido ainda não definiu posicionamento sobre a eleição estadual. Questionado sobre a possibilidade de candidatura própria ou apoio, foi direto: “Não definimos isso ainda”. Sobre o alinhamento interno, acrescentou: “O partido deve deliberar a respeito disso. Não há definição até o momento”.

APOIO A JHC

Apesar da indefinição, há divergências entre integrantes da legenda. O vereador Luciano Marinho, também do PL, garantiu a Tribuna Independente que tende a apoiar JHC, mesmo diante das cobranças dentro do Partido Liberal.

Outros nomes que estão filiados ao PL também demonstram estar no mesmo palanque que JHC na campanha ao governo estadual. São eles: os vereadores Galba Netto, Jeannyne Beltrão, Brivaldo Marques, Jônatas Omena e Siderlane Mendonça.

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) não se manifestou sobre o assunto. A Tribuna Independente entrou em contato com a assessoria do parlamentar, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno. O parlamentar também tem feito críticas pontuais à gestão de Rodrigo Cunha em Maceió.