Política

Davi Filho vai disputar vaga no Senado em 2026

Filiado ao Republicanos, ex-deputado estadual é considerado peça importante na disputa que tem como destaques Renan Calheiros e Arthur Lira

Por Emanuelle Vanderlei - repórter / Tribuna Independente 25/02/2026 09h36
Davi Filho vai disputar vaga no Senado em 2026
Davino Filho costuma agir nos bastidores e sua saída do PP para o Republicanos ganhou repercussão - Foto: Sandro Lima / Arquivo

Em vídeo publicado ontem (24), nas redes sociais, o ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Republicanos) sanou as dúvidas e oficializou que será candidato ao Senado em 2026. Ao lado do deputado estadual Antonio Albuquerque ele anuncia a vinda do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, para o lançamento oficial de sua pré-candidatura, mas não informou data.

“Aqui pós carnaval, já em Brasília, estamos aqui na sede do Republicanos ao lado do presidente nacional, Marcos Pereira, e ao lado também do nosso presidente estadual, deputado Antônio Albuquerque. E temos uma novidade muito grande aí pra Alagoas”, disse o ex-deputado.

Albuquerque fez as vezes de anfitrião, e convidou o colega de partido, que confirmou sua presença, mesmo sem a menção de uma data. “Pessoal, sempre uma alegria grande estar aqui em Brasília, abraçando um dos homens públicos que merece respeito pela retidão do caráter, pela firmeza da palavra, e desta feita para convidá-lo a ir em Alagoas para participar do lançamento do nosso senador, da candidatura da pré-campanha do nosso senador Davi Davino”.

O postulante ao Senado encerrou o vídeo propondo mudança. “Vamos com tudo. Vamos virar a chave agora e começar a discutir Alagoas”, disse Davino. Nacionalmente, o Republicanos tem nomes como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estava sendo cotado como possível nome para representar a direita na disputa presidencial deste ano.

A candidatura de Davino já vinha sendo esperada. Ele chegou a disputar a vaga em 2022, mas foi derrotado pelo, agora ministro, Renan Filho (MDB). Apesar da derrota, seu desempenho chamou atenção e há quem avalie que é um nome viável. Davi é filho do vereador Davi Davino, com mandato na Câmara Municipal há mais de 30 anos, e da deputada estadual Rose Davino, que exerce seu primeiro mandato. A família comanda a funbrasil, Organização Não Governamental que movimenta grande volume de recursos, muitos deles oriundos de emendas parlamentares, e presta serviços à comunidade, fidelizando uma boa base eleitoral.

Nos comentários da postagem, chamam a atenção os apoios de ex-aliados de Lira, como João Catunda e Marcelo Palmeira. Além da ex-esposa de Paulo Dantas, Marina Cintra, que já anunciou que estará ao lado de JHC (PL) na disputa eleitoral de 2026.

Mas a força das alianças ainda não ficou muito clara nesse projeto. Se em 2022 ele estava ao lado de Arthur Lira (PP), agora ele se vende como uma alternativa a quem não aceita nem Renan Calheiros (MDB) nem Lira. Mesmo com um discurso inflamado alinhado com o bolsonarismo, Davi não parece ter um desenho definitivo do palanque. Desde que saiu do PP para se filiar ao Republicanos, o grupo forte que ele tem apresentado ao seu lado é a família de Antonio Albuquerque.

Em agosto do ano passado, Davi publicou fotos de um encontro com JHC (que chegou a ser cogitado para o Senado, ou para o Governo, mas até hoje não definiu exatamente o que fará esse ano). Apesar das fotos, não foi dito qual será a relação entre os dois esse ano.

Com duas vagas em disputa para o Senado esse ano, essa parece que será a função mais cobiçada em Alagoas. Já estão oficialmente anunciadas e em plena pré-campanha, as candidaturas de Arthur Lira e Renan Calheiros. Ambos os nomes têm se destacado nacionalmente, mas também tem muita força nos municípios alagoanos. Com duas vagas e esses dois nomes no jogo, será um desafio participar da briga.

No entanto, o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (UB) evita falar publicamente sobre os planos eleitorais deste ano, mas tem dado sinais de que almeja uma vaga no Senado. Aparentemente não encontrou apoio de aliados, e deve estar fazendo os cálculos para bater o martelo. Gaspar e Davino dividem o mesmo perfil de discurso, tentando conquistar o público bolsonarista.